Campanha da Fraternidade celebra 60 anos e recebe homenagem na Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite desta segunda-feira (11), sessão especial em homenagem à Campanha da Fraternidade, que, em 2024, celebra 60 anos de criação. Em alusão ao tema da campanha deste ano, “Fraternidade e Amizade Social”, o Parlamento destacou entidades e personalidades de Santa Catarina que atuam em ações de cuidado e amizade social.
“A Campanha da Fraternidade busca todos os anos abordar temas que toquem a realidade do povo brasileiro. Este ano, em que completa 60 anos, chama a atenção de que somos todos irmãos, para convivermos de forma respeitosa e fraterna com nossas diferenças e para estendermos as mãos da amizade e do cuidado aos que nos cercam”, disse o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), proponente da sessão.
Falando em nome dos homenageados, o professor Carlos Martendal lembrou que a fraternidade e a amizade são um convite para que as pessoas se dediquem em favor dos outros. “O cristão há de compreender que ninguém é mais importante. Somos samaritanos que vamos ao encontro dos caídos, em quem geram confiança e esperança”, salientou.
Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, também falou sobre o papel do cristão na promoção da fraternidade e amizade entre as pessoas. “Vivemos um tempo de polaridade que faz muito mal para a sociedade. Quando a Igreja Católica convoca a população a refletir sobre a amizade social, ela quer dar a sua contribuição para que o amor que vem de Deus possa se fazer presente nos nossos relacionamentos”.
O deputado Marquito (Psol) prestigiou a sessão especial e destacou a importância do tema deste ano da Campanha da Fraternidade. “A Igreja Católica acerta mais uma vez ao tentar diminuir as distâncias entre os pontos de vista das pessoas e garantir que a diversidade e que as diferentes ideias encontrem lugar comum a partir desse conceito da amizade social e, principalmente, daquilo que Jesus Cristo nos ensinou, que somos todos irmãos e irmãs”, ponderou Marquito.
Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é uma atividade promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no período que compreende a Quaresma (40 dias antes da Páscoa). O objetivo é despertar a solidariedade entre os fiéis e a sociedade em relação a um problema, buscando soluções.
Neste ano, a campanha tem como tema “Fraternidade e amizade social”, inspirada no versículo bíblico de Mateus 23:8, “Vóis sois todos irmãos e irmãs”.
Homenageados
- Padre Alvino Introvini Milani, coordenador de pastoral da Arquidiocese de Florianópolis;
- Padre Luiz Prim, coordenador da Pastoral da Sobriedade;
- Padre Pedro José Koehler, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo;
- Antônio Füchter, empresário;
- Antônio Koerich, empresário;
- João Marcos Buch, desembargador do TJSC;
- Dom Vito Schlickman (in memoriam);
- Padre Ângelo Bussolo;
- Padre Vânio da Silva;
- Carlos Martendal, professor;
- Roberto Alves, jornalista;
- Germano Vieira (in memoriam);
- Márcio Murilo Martins, educador.
Instituições homenageadas
- Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento;
- Instituto Padre Vilson Groh;
- Irmãos Maristas;
- Irmandade do Divino Espírito Santo;
- Pastoral Carcerária;
- Pastoral da Pessoa Idosa;
- Pastoral da Saúde;
- Pastoral do Migrante de Santa Catarina - Missão Scalabrini;
- Irmãs da Divina Providência;
- Missionárias de Jesus Crucificado;
- Ação Social Arquidiocesana da Arquidiocese de Florianópolis;
- Associação Pró-Crep: Criar, Reciclar, Educar, Preservar;
- Rádio Divino Oleiro;
- Projeto Moradia Primeiro.
AGÊNCIA AL