Projeto cria Semana de Conscientização sobre Acidentes com Crianças
O Projeto de Lei que institui a Semana de Conscientização sobre Acidentes Domésticos com Crianças em Santa Catarina (PL 66/2014) foi aprovado em primeiro turno pelos deputados na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (18). A matéria é de autoria do deputado Narcizo Parisotto (DEM).
Carvão
O deputado Valmir Comin (PP) manifestou-se novamente na tribuna sobre a possibilidade de implantação de uma unidade da empresa multinacional TransGas Development Systems no Sul do Estado. O investimento de 2,7 bilhões de dólares representa, segundo o parlamentar, "praticamente três BMWs". Para a concretização do investimento, o deputado cobrou segurança jurídica do ponto de vista ambiental.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral destacou que será a primeira planta do Hemisfério Sul, com uma produção diária de 6 mil toneladas de fertilizantes e a criação de 5 mil postos de trabalho. "Vamos gerar um polo carboquímico no Sul, aproveitando toda a sua potencialidade, dispensando o beneficiamento e agregando todos os subprodutos voltados à cadeia produtiva do carvão. Com isso, também vai se desenvolver a qualificação da mão de obra", disse.
Em aparte, o deputado Jailson Lima (PT) ressaltou que "uma empresa deste porte cria um polo efetivo não só de produção, mas também de ciência e tecnologia".
De acordo com Comin, a tecnologia desenvolvida pela empresa permite um processo sem impacto ambiental. "É um processo que não exige combustão, queima, e, por consequência, sem emissão de CO2. É um processo hidrogenado, com composição química que vai produzir um gás denso. A partir dele, é possível gerar produtos de várias vertentes: fertilizantes, plásticos, combustíveis".
Segurança pública
Em seu pronunciamento na tribuna, o deputado Nilson Gonçalves (PSDB) detalhou algumas reivindicações na área de segurança pública tratadas em reunião nesta semana com autoridades do município de Joinville, no Norte do estado. "A principal delas é material humano. Precisamos de mais policiais não só para a cidade, mas para toda a região", disse.
O parlamentar também comentou sobre a necessidade de aquisição de um scanner corporal para o Presídio Regional de Joinville. O aparelho substitui as revistas feitas por policiais e agentes penitenciários em visitantes e detentos. "Temos um em experimento há seis meses. Com este scanner, acabaram-se os problemas. Ele evita o constrangimento nas revistas íntimas", relatou. "Custa, em média, R$ 350 mil, mas a Secretaria de Estado da Justiça se manifestou pelo aluguel do aparelho, que seria cerca de R$ 50 mil por mês".
Rádio AL