Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/09/2014 - 11h28min

Bustos de personalidades catarinenses já estão de volta à Praça XV

Imprimir Enviar
Bustos agora possuem sistema antifurto FOTO: Petra Mafalda/PMF

Os bustos de três personalidades de nossa história já estão de volta à praça XV de Novembro. Os originais foram furtados em agosto de 2013. As novas obras foram confeccionadas pelos escultores Sérgio Coirolo e Plínio Verani, que se basearam em fotos e desenhos para buscar a maior semelhança possível com cada uma desta figuras ilustres.

Os homenageados pelas peças são o poeta Cruz e Sousa, o pintor Victor Meirelles e o jornalista José Boiteux. A  solenidade de reinauguração, que ocorreu no último sábado, dia 20, contou com a participação do secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Capital, Dalmo Vieira FIllho, do superintendente do IPUF, Dácio Medeiros, do secretário municipal de Cultura, Luiz Ekke Moukarzel, e do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Augusto Cesar Zeferino.

“Uma cidade é feita de obras e almas. Ao devolver estas peças, estamos recuperando um pouco da história de Florianópolis”, destacou Dalmo. Um quarto busto, do jornalista Jerônimo Coelho, foi confeccionado por outro artista, com base em um molde já existente. Segundo Plínio Verani, o tempo entre o início da fase de modelagem das matrizes e sua conclusão foi de 30 dias. Depois disso, as peças, em gesso, seguiram para as cidades de Porto Alegre e São Paulo, onde foram fundidas em bronze.

“Em cada uma das etapas, foi preciso checar se estava tudo conforme o planejado e o mais fiel possível às imagens que nos foram passadas”, conta ele.

Deputada Antonieta de Barros
Já o escultor Sérgio Coirolo tem ainda a responsabilidade pela confecção do busto da ex-deputada e professora Antonieta de Barros, que não estava na praça nem na relação das peças furtadas. A confecção destes bustos foi possível graças à Parceria Público Privado com uma das empresas de Florianópolis. O busto da deputada Antonieta de Barros já está pronto. A ideia é que a deputada, primeira negra a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, ganhe um memorial. 

 

Voltar