Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/06/2024 - 13h00min

Bombeiros voluntários apresentam atuação que é pioneira no Brasil

Imprimir Enviar
Bombeiros voluntários mirins de Joinville acompanham apresentação da instituição, durante sessão ordinária do Alesc Itinerante.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC) existe há 30 anos, mas o modelo de bombeiro voluntário vai completar 132 anos no próximo mês e é considerado pioneiro no Brasil. O presidente da ABVESC, Ivan Hudler, apresentou dados sobre os trabalhos realizados pela corporação na sessão ordinária do Alesc Itinerante, realizada em Joinville, nesta terça-feira (4).

O estado conta com 32 unidades de bombeiros voluntários que prestam atendimento a 52 municípios. Somente no ano de 2023, a instituição atuou no combate de cerca de 3 mil incêndios e realizou 82.616 atendimentos operacionais.

Em maio deste ano, os bombeiros voluntários de Santa Catarina foram acionados para cooperar com ações no Rio Grande do Sul, após as cheias consideradas uma das maiores tragédias climáticas do estado vizinho. “Montamos uma força-tarefa, com o deslocamento de 75 bombeiros, 3 médicos e 25 veículos de emergência. Levamos alimentos, água, agasalhos para mais de 9.945 pessoas. Esse é o nosso trabalho, que se resume pela empatia ao próximo e profissionalismo”, destaca Ivan Hudler.

Em Joinville fica a corporação de bombeiros voluntários mais antiga do Brasil, fundada em Julho de 1892. São 132 anos de trabalhos ininterruptos. De acordo com o presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, a instituição conta com 1700 colaboradores, sendo 94% voluntários. A estrutura operacional é formada por um quartel central e 8 subunidades instaladas estrategicamente nos bairros.

“As vezes as pessoas têm dúvidas sobre a qualidade de um serviço, por ser prestado de forma voluntária. Mas nosso trabalho nunca foi sinônimo de improvisação ou amadorismo. Organismos internacionais preconizam que, para ser eficiente, uma corporação de bombeiros, tem que atender 80% dos chamados em até 9 minutos, que é o tempo de resposta. Em Joinville, nós atendemos 100% dos chamados em até 7 minutos. Nos orgulhamos muito da nossa trajetória e do trabalho relevante que prestamos para a sociedade”, finalizou o presidente Moacir Thomazi, fazendo reverência a um dos bombeiros voluntários de Joinville, que é considerado o mais antigo em atividade no mundo, com 66 anos de serviço voluntário.

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Voltar