BMW inaugura fábrica de automóveis em SC, a primeira da marca na América Latina
A BMW inaugurou nesta quinta-feira (9) a primeira fábrica de automóveis do grupo alemão na América Latina. A unidade, localizada em Araquari, no Norte do estado, é resultado de R$ 600 milhões em investimentos.
O governador Raimundo Colombo (PSD) acompanhou a cerimônia e destacou a integração entre todos os órgãos dos governos federal, estadual e municipal para a viabilização do projeto. "Essa conquista é muito importante para Santa Catarina, mas também para todo o Brasil, e vai gerar um efeito em cadeia no fortalecimento do nosso setor automotivo. A partir de hoje, essa marca tão valorizada e tão reconhecida em todo mundo é nossa também. Com a fábrica em Araquari, passamos a considerar a BMW também catarinense e queremos que a montadora possa mostrar para o mundo como Santa Catarina e o Brasil são fortes", afirmou Colombo.
O presidente do BMW Group para o Brasil, Arturo Piñeiro, destacou a força do mercado nacional. "A construção da nossa fábrica no país foi definida no momento em que identificamos no mercado brasileiro um enorme potencial para desenvolvimento dos nossos negócios. O maior exemplo disso é o crescimento das nossas vendas. Há cerca de quatro anos não vendíamos mais do que 3 mil veículos por ano no país. Em 2013, comercializamos 17,5 mil carros no Brasil. Mas ao fazermos um investimento do porte desta fábrica, não estamos acreditando apenas no cenário do momento, mas também na economia brasileira no futuro", comparou Piñeiro.
A produção na fábrica catarinense já começou em setembro e no ato de inauguração oficial desta quinta-feira foi apresentado o primeiro carro produzido em Araquari: um modelo BMW Série 3. O veículo foi assinado por todos atuais colaboradores da unidade e por autoridades presentes no evento. O carro ficará exposto nas instalações da fábrica catarinense.
A fábrica
Com uma área construída de aproximadamente 500 mil metros quadrados, a nova fábrica da BMW é a 29ª unidade fabril da empresa no mundo. A infraestrutura da unidade produtiva contempla as atividades de montagem, soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Da fábrica catarinense, poderão sair até 32 mil carros por ano, quantidade que pode ser aumentada no futuro, conforme a evolução do mercado.
Em princípio, serão montados os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman. O início das operações também vai contribuir para acelerar o desenvolvimento socieconômico da região. O projeto prevê a contratação de 1.300 profissionais até o fim de 2015 e a geração de cerca de 2.500 vagas indiretas, incluindo fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.
A escolha de SC
As tratativas para a instalação da fábrica da BMW em Santa Catarina iniciaram em 2011 e o anúncio oficial do investimento ocorreu em 2012. As obras começaram em dezembro de 2013. O governador Raimundo Colombo ressaltou o atrativos de Santa Catarina na disputa.
"Seis estados disputaram a montadora no país. Santa Catarina mostrou ter todas as condições de trazer esta empresa de alto padrão no mercado internacional. A BMW é uma empresa pioneira em inovação, com valor estratégico de alta qualidade”, acrescentou a secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo.
O BMW Group é fabricante de automóveis e motocicletas das marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa global, o BMW Group opera 29 instalações de produção e montagem em 14 países e tem uma rede de vendas presente em mais de 140 nações. (com informações da Secom)