17/04/2009 - 14h51min
Biblioteca do Parlamento será modernizada
A Biblioteca da Assembleia Legislativa vai passar por um processo de modernização nos próximos meses. Além de oferecer suporte para pesquisas aos usuários através de computadores com acesso à internet e à intranet, os serviços de empréstimo e devolução também serão informatizados. Outras mudanças ainda fazem parte do projeto, entre elas a digitalização de alguns exemplares do acervo (segundo legislação), a renovação de livros e o auxílio da coordenadoria do setor aos usuários.
Para o presidente da Assembleia, deputado Jorginho Mello (PSDB), é essencial aproximar a sociedade da Casa do Povo. “O objetivo da reforma na Biblioteca do Parlamento é facilitar o acesso não só dos funcionários, mas de toda a população que precise utilizá-la. Por isso, estamos investindo também na modernização, na preservação do acervo histórico e na recuperação de materiais históricos, entre outras adequações”, explica o presidente.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Débora Borges, o ponto fundamental dessa reforma é a transferência do setor para o térreo. “A Biblioteca, que hoje é no quarto andar, vai para uma área mais nobre do Palácio Barriga Verde, o hall de entrada”, comenta. Além disso, a coordenadoria do setor, numa parceria com a Consultoria Legislativa, elaborou o novo Regulamento Interno da Biblioteca, aprovado em Plenário na quarta-feira (15). “O novo regulamento vai melhorar, principalmente, os procedimentos de renovações, os empréstimos e devoluções, além de garantir maior segurança do acervo, definir tempo de empréstimo, entre outras atribuições. Funções que até então só existiam de boca”, esclarece Débora.
Hoje, o acervo consta de obras técnicas, de referência, literárias e periódicos. As obras técnicas com edição mais antiga serão distribuídas nas áreas afins, como a Consultoria Legislativa e a Procuradoria. A nova Biblioteca será concluída junto às obras de integração do hall de entrada do Parlamento. (Evelise Nunes/Divulgação Alesc)