Beto Carrero World sedia 23º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil
Cerca de 2 mil alunos das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais e de outras instituições de educação especial do Sul do país participaram, nesta quinta-feira (9), do 23º Encontro de Recreação e Lazer das Apaes do Brasil no parque de diversões Beto Carrero World, localizado na cidade de Penha, Litoral Norte de Santa Catarina. O evento, promovido anualmente pela Apae do município, conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Crianças e adultos com deficiência e seus acompanhantes curtiram o zoológico, os shows e as mais de 100 atrações do maior parque da América Latina. Também aproveitaram para interagir com outros participantes do evento e visitantes.
A aluna da Apae de José Boiteux Hilda de Jesus, de 33 anos, saiu sorridente da Big Tower. O brinquedo é uma das maiores torres de queda livre do mundo, com 100 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares. A velocidade do elevador pode chegar a 120 km/h. “Foi bom, senti um frio na barriga, mas valeu a pena”, disse a paratleta de bocha. “Já tinha vindo aqui outros anos, é muito legal para se divertir com os amigos de todas as Apaes”, acrescentou.
FOTOS: Veja imagens da visita dos adultos da Apae ao Parque Beto Carrero World
Na fila à espera do passeio de trenzinho, Kelly Francisco comentou que o sobrinho Jeovane Sagaz, aluno da Apae de Itajaí, participa pela primeira vez do evento. “Ele não conhecia o parque. Está gostando. É bem gratificante ver a felicidade de todos, a alegria de estarem passeando em um lugar diferente.”
A coordenadora da entidade, Daniele Miranda, ressaltou que o encontro representa um dia de festa. “Trouxemos 76 pessoas. Elas aproveitam muito, se divertem, riem, é uma oportunidade única de saírem, frequentarem um local diferente.”
Para a aluna e autodefensora da Apae de Penha Aline Cristina Novitski, de 22 anos, o dia foi de diversão e também de trabalho. Ela atua como funcionária do parque há um ano no setor de recepção. “Minha função é conversar com as pessoas, distribuir mapas e entregar fitinhas para as crianças. Minha vida mudou depois que entrei no parque. É muita alegria, adrenalina e diversão. Gosto de trabalhar aqui, deixar as pessoas mais felizes.”
A importância do encontro foi destacada pela conselheira do Litoral Norte da Federação das Apaes do Estado de Santa Catarina (Feapaes), Henny Heineberg Coelho. “Nas Apaes há muitos encontros de professores, pais, mas este é o melhor e maior encontro de recreação e lazer voltado aos alunos. Significa para eles uma oportunidade maravilhosa, um dia fantástico, de encanto e magia.”
Segundo Henny, o evento serve como inspiração para atividades de arte em sala de aula. “O dia fica na memória deles. Depois chegam nas escolas e desenham o parque, os animais que viram, comentam com os colegas sobre os brinquedos que mais gostaram. Já fica até como atividade de artes.”
Parceria
A parceria entre o parque e as Apaes iniciou em 1992, num acordo com a instituição de Penha. “É uma alegria muito grande continuarmos com esse evento e podermos proporcionar esse dia especial no Beto Carrero para todos os alunos, envolvendo o Brasil inteiro, mais precisamente os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esse dia é uma oportunidade para todos que não conseguem vir, devido ao valor reduzido que o parque, como parceiro, nos possibilita”, salientou a presidente da Apae de Penha, Susana Perinotti de Borba.
Além da concessão de desconto no valor dos ingressos para alunos e acompanhantes, parte da renda obtida com a venda dos passaportes promocionais para o encontro é revertida para a Apae do município. “O ingresso custa R$ 75 para o aluno com deficiência e acompanhante, com direito a todos os brinquedos e a maioria dos shows. Também inclui almoço. A Apae de Penha fica com R$ 15”, explicou Henny. “Esses recursos são utilizados na própria instituição, para benfeitorias em favor do bem-estar dos alunos”, complementou Susana.
Rádio AL