Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/07/2020 - 18h07min

Bancada do Oeste debate obras de infraestrutura e turismo para a região

Imprimir Enviar
Parlamentares fizeram reunião remota nesta quinta-feira (23) com a presença de lideranças regionais. FOTO: Reprodução

Deputados que integram a Bancada do Oeste estiveram reunidos nesta quinta-feira (23), virtualmente, para tratar da situação da BR-163, que liga São Miguel do Oeste a Dionísio Cerqueira, do projeto para construção do anel viário de São Miguel do Oeste, da operacionalização dos aeroportos regionais e do fortalecimento do turismo regional. Os parlamentares defendem que o governo federal precisa definir um cronograma das obras, que leis consolidadas no estado devam ser revistas para atrair investimentos para que aeroportos menores recebam voos regulares e que o turismo regional deva ser fomentado.

No encontro, o coordenador da Bancada do Oeste, deputado Mauricio Eskudlark (PL), explicou que entidades de classe defendem o uso da área privada que foi destinada para a implantação do contorno viário de São Miguel do Oeste. Eskudlark informou ainda que as obras restauração da BR-163, entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, estão bem adiantadas com previsão de conclusão em 2022, quando também deverão ser iniciadas as obras do contorno viário de São Miguel do Oeste.

De acordo com o parlamentar, até dezembro deste ano, a BR-282, de Chapecó a São Miguel do Oeste, deverá estar com 80% das obras de restauração concluídas e que neste mesmo período a BR-158, entre Maravilha a Iraí (Rio Grande do Sul), também continuará a receber obras de restauração. “A nossa expectativa é de que essas obras não parem. O governo federal tem mantido os recursos para realização destas restaurações.”

Aeroporto
A operacionalização dos aeroportos regionais também foi tratada na reunião virtual. O aeroporto de São Miguel do Oeste é considerado estratégico para o desenvolvimento da região, mas ainda não tem estrutura adequada. O coordenador da Bancada do Oeste observou que leis já consolidadas no estado devem ser revistas para atrair investidores e estimular que os aeroportos menores recebam mais voos regulares.

O vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Astor Kist, defendeu que a população do Extremo Oeste receba voos regulares para a melhoria da competitividade da economia da região e da qualidade de vida da população. A deputada Marlene Fengler (PSD) lembrou que no ano passado a Bancada do Oeste fez um pedido ao governo estadual para incluir o aeroporto regional de São Miguel do Oeste no programa de regionalização dos pequenos aeroportos e teve, na época, a confirmação do então secretário da Infraestrutura, que o aeroporto estaria no programa.

Turismo regional
A Bancada do Oeste debateu ainda sobre a importância do setor do turismo para o desenvolvimento da região. Deputados e representantes de entidades acompanharam a apresentação de um vídeo institucional, produzido pela TV da Assembleia Legislativa, no qual são destacadas as belezas naturais, entre outros atrativos e peculiaridades, do Grande Oeste. A ideia é incentivar e fortalecer o turismo regional em Santa Catarina. Os deputados destacaram que vão atuar para buscar caminhos de fomento ao setor.

Voltar