Bancada do Oeste debate uso de verbas estaduais na BR-470 e elege coordenador
A intenção do governo do Estado em investir recursos na duplicação da BR-470 esteve no foco da reunião da Bancada do Oeste realizada na manhã desta terça-feira (9), e que contou com a participação do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira. Na ocasião, o deputado Fabiano da Luz (PT) foi eleito o novo coordenador do colegiado para 2021, sucedendo Maurício Eskudlark (PL).
Conforme o secretário, o governo prevê a aplicação de R$ 200 milhões em dois lotes da obra - entre os municípios de Blumenau e Luiz Alves - considerados prioritários.
Entre os deputados foi voz comum a contrariedade ao projeto, sob o argumento de que Santa Catarina está entre os estados que mais contribuem para a União e que menos recebem retorno, com muitas rodovias estaduais aguardando melhorias.
Luciane Carminatti (PT) afirmou que o ato poderia até mesmo abrir um precedente para que o governo se torne responsável também pelas estradas federais que cortam o estado.
Para o deputado Valdir Cobalchini (MDB), são diminutas as chances de que o projeto seja aprovado pela Assembleia Legislativa. Como alternativa, ele instou o governo a direcionar os recursos disponíveis para a criação de um grande programa de manutenção das rodovias estaduais, algo que apresentaria resultados mais favoráveis à população. “Se o governo fizer o dever de casa, cuidando de sua malha viária, vamos ganhar fôlego para fazer uma recuperação maior daqui a um ano.”
Em resposta, Thiago Vieira declarou que o investimento na BR-470 é uma aposta do governo catarinense para que a obra, apontada como um dos grandes gargalos ao desenvolvimento do estado, não sofra mais atrasos. “Poderíamos ficar aguardando o governo federal ou entendermos a (BR) 470 como um problema de Santa Catarina. Em última análise é o dinheiro do tributo do catarinense que está voltando para benefício do catarinense, para gerar emprego, renda, fora o fato de contribuir para a preservação da vida.”
Ele também disse que o projeto não deve atrapalhar a recuperação das rodovias estaduais, entre as quais citou as SCs 135, 160, 161, 283, 305 e 350, que seguem recebendo investimentos.
O deputado Moacir Sopelsa (MDB), entretanto, manteve-se contrário à iniciativa, afirmando que o mais viável seria a bancada federal catarinense realizar uma mobilização para obter os recursos necessários para a conclusão das obras na (BR) 470, estimados pelo secretário em R$ 600 milhões.
Os deputados da bancada do Oeste sugeriram, caso o projeto seja levado à frente, que o governo do Estado destine uma quantia equivalente à recuperação da BR-163, tida como uma das principais demandas da população do Extremo-Oeste.
Neste ponto Thiago Vieira argumentou que o Executivo estadual não teria como destinar verbas para a 163 no momento, tendo em vista que as obras na rodovia ainda não possuem projeto finalizado e se desconhece o montante necessário.
Em face disso o deputado Marcos Vieira (PSDB) pediu ao secretário que inclua no projeto de lei que irá tratar dos recursos para a BR-470 uma autorização para que o Estado invista, mesmo que futuramente, recursos na BR-163.
Ao final, o novo coordenador da Bancada do Oeste, deputado Fabiano da Luz (PT), anunciou que o tema deve permanecer em debate nos próximos encontros do colegiado.
Também participaram da reunião os deputados Mauro de Nadal (MDB), Marlene Fengler (PSD), Nilso Berlanda (PL), Coronel Mocellin (PSL) e Neodi Saretta (PT).
Agência AL