Balneário Arroio do Silva concede título de cidadão honorário a Julio Garcia
A Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva concedeu título de cidadão arroio-silvense ao conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Julio César Garcia, pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A cerimônia foi realizada na noite desta sexta-feira (19), no Plenário da Câmara local, e integrou as festividades alusivas à 22ª Festa do Peixe, que acontece neste fim de semana.
O vereador Dionei de Souza Teixeira, autor do requerimento de concessão de cidadania, lembrou a contribuição decisiva do ex-deputado para a construção do campo de futebol do município e o apoio às Apaes. “Trouxe uma verba de R$ 50 mil e agora todos desfrutam deste lazer”, declarou Dionei, aludindo à implantação da praça esportiva, que em 2013 sediou o 7º campeonato municipal de futebol.
O prefeito Evandro Scaini revelou que Julio é o seu padrinho político, uma vez que foi o conselheiro quem o incentivou a disputar a eleição municipal de 2012. “Sempre a mesma pessoa, o homem das colunas da Igreja, do salão paroquial. Em 2004 intermediou o convênio para a construção do centro esportivo municipal. Tínhamos o sonho de fazer um estádio e fizemos um belo centro esportivo. Dali começou a parceria, com subvenções para entidades. O título é uma homenagem justa e merecida”, concluiu Scaini.
Julio, o professor
O deputado Joares Carlos Ponticelli (PP), presidente da Assembleia Legislativa, falou em nome dos parlamentares presentes e confessou que Julio Garcia foi seu professor no Legislativo barriga verde. “Aprendi muito com o deputado Julio e a maior de todas as lições que recebi é que é preciso refletir muito antes de assumir um compromisso, porque uma vez firmado, ele tem de ser cumprido”, explicou.
Ponticelli destacou que há nove anos Julio Garcia liderou o movimento pelo fim do veto secreto. “A Assembleia catarinense foi a primeira a abrir o voto em tudo aquilo que a Constituição Federal permite. É um homem muito a frente do seu tempo. Agora, pressionados pelas ruas, os deputados brasileiros começam a discutir o fim do voto secreto”, afirmou Ponticelli, que ainda lembrou o fato de que Julio foi o primeiro conselheiro do TCE escolhido por unanimidade pelos deputados estaduais em votação secreta.
Julio Garcia agradeceu o gesto dos representantes do povo de Balneário Arroio do Silva e reconheceu que não esperava uma solenidade tão concorrida. “É uma homenagem um tanto quanto exagerada, brota muito mais do coração do que baseada nos méritos que eu possa ter tido”, declarou Julio, que contou ser este o 21º título de cidadão honorário que lhe conferem.
O conselheiro analisou o momento sui generis que vive o país. “É um momento difícil, a classe política precisa estar atenta e agir sintonizada com a sociedade e adequadamente com o nosso tempo. É hora de fazer uma reflexão, se soubermos aproveitar sairemos mais fortalecidos”, argumentou Garcia, referindo-se aos políticos brasileiros.
O conselheiro ainda explicou que não existe outro meio de construir uma sociedade organizada sem política. “Ela é melhor ou pior dependendo de quem a exerça. Felizmente a grande maioria se enquadra como bons políticos, que representam bem a sociedade”, avaliou.
Julio fez um apelo aos vereadores e deputados para que jamais esqueçam do respeito. “O respeito é palavra-chave no relacionamento humano e principalmente na política. Mais do que professor, fui aluno. O parlamento tem obrigação de legislar e fiscalizar, mas pode fazer isso em harmonia”, pregou Julio.
Prestígio em alta
Além dos vereadores, do prefeito e do vice locais, prestigiaram a sessão solene da Câmara de Balneário Arroio do Silva os deputados José Milton Scheffer (PP), Altair Guidi (PPS), José Nei Ascari (PSD), Darci de Matos (PSD) e Manoel Mota (PMDB).
Também foram cumprimentar o novo cidadão arroio-silvense os prefeitos de Nova Veneza e Bom Jesus (RS), dirigentes da Colônia de Pescadores Z-24, bem como representantes da CDL, Apae, Polícia Militar, Polícia Civil, SDR de Araranguá, do Conseg e os presidentes dos partidos com representação na Câmara Municipal.