15/04/2010 - 12h45min
Balanço do Dia
Assuntos diversos pautaram a sessão ordinária desta quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa. Um dos destaques voltou a ser a segurança pública. Preocupado com o aumento da criminalidade no interior do estado, mais precisamente na região de Campos Novos, o deputado Romildo Titon (PMDB) fez uma avaliação da audiência pública realizada no dia 9 de abril, naquele município. Um dos encaminhamentos tirados ao final do encontro foi a elaboração de uma lista dos problemas que afligem a população, e possíveis soluções.
O documento será entregue às autoridades da área da Segurança Pública de Santa Catarina, conforme compromisso assumido por Titon, que coordenou a audiência. No encontro, promovido em parceria com a Câmara de Vereadores de Campos Novos, o debate se encaminhou para os principais tipos de ocorrência que têm contribuído para o aumento da criminalidade: furtos, assaltos, tráfico de drogas e agressões. Titon achou positiva a discussão. Ele confia que a entrega do documento contendo a lista de problemas e possíveis soluções vão fazer com que as autoridades da área iniciem ações mais eficazes para conter o avanço da criminalidade em Campos Novos.
Jogos Abertos
O lançamento na terça-feira à noite dos 50º Jogos Abertos de Santa Catarina foi tema do pronunciamento do deputado Dagomar Carneiro (PDT). A competição será disputada de 9 a 18 de setembro, na cidade em que foi criada, Brusque. Os Jogos Abertos de Santa Catarina foram criados pelo empresário brusquense Arthur Schlosser, e tiveram sua primeira realização no período de 7 a 12 de agosto de 1960. Essas competições têm um caráter de olimpíada, porque reúnem diversas modalidades esportivas e são disputadas por centenas de cidades catarinenses. Na edição de 2010, quando os jogos completam 50 anos, uma grande festividade deverá envolver atletas, dirigentes e o público que assistirá as disputas.
O deputado Reno Caramori (PP) destacou que quando prefeito de Caçador, em 1978, teve a oportunidade de receber uma edição dos Jogos Abertos e afirmou ter sido um momento importante para o município e que fomentou o esporte na região. A implantação de equipamentos poliesportivos, construção de ginásio de esportes e pista de atletismo foram algumas das contribuições ao município naquela ocasião.
Posse
A deputada Angela Albino (PCdoB) voltou a ocupar uma cadeira no Parlamento catarinense em virtude de licença do deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Sua primeira experiência no Legislativo estadual foi no ano passado, também por conta do rodízio da bancada do PT. Em seu primeiro pronunciamento na tribuna ela agradeceu ao PT pela oportunidade concedida, principalmente ao deputado Baldissera, à ex-presidente do PT e ex-deputada Luci Choinaki e ao atual presidente do partido, José Fritsch. Também enalteceu a luta de seu partido e enfatizou a importância de o Legislativo contar, neste momento, com a presença de quatro mulheres, tendo em vista que “o Brasil tem um histórico de pouca participação feminina na política”. Ela foi saudada pelo deputado Pedro Uczai (PT), que enalteceu a importância do PCdoB na política brasileira, bem como elogiou a democrática postura do deputado Baldissera em oferecer este espaço à deputada.
Seminário
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Casa, o deputado Pedro Uczai aproveitou a sessão de hoje para convidar os colegas de Parlamento para participarem de mais uma etapa do seminário “Os desafios da comunicação”. Uma pesquisa feita em todo o Brasil pelo Instituto Ibope Inteligência, em parceria com o movimento “Todos pela Educação”, identificou a desmotivação dos professores e a qualidade na educação como dois dos principais problemas da educação brasileira. Para debater a interferência destes problemas no sistema educacional de Santa Catarina, a Comissão de Educação da Assembleia e a Escola do Legislativo promoverão um seminário estadual em Brusque, amanhã (16), das 8h30min às 17 horas, no auditório da Igreja do Calvário. O seminário tem o apoio das prefeituras de Brusque, Itapema e Gaspar.
Cooperativa
Os 41 anos da Cooperativa Central Aurora foram destacados em Plenário hoje pelos deputados Reno Caramori e Pedro Uczai. Caramori encaminhou requerimento cumprimentando a Cooperativa. Segundo ele, “a Cooperativa Central Aurora enaltece o trabalho desenvolvido e as conquistas em favor do agronegócio catarinense”. Também salientou que a Aurora tem uma abrangência bastante significativa, contando com mais de 80 mil cooperados. (Rodrigo Viegas/Divulgação Alesc)