19/06/2012 - 13h00min
Balanço da manhã
As audiências públicas e o trabalho promovido pelos fóruns e frentes parlamentares da Casa foram o principal tema dos pronunciamentos da sessão ordinária desta terça-feira (19).
Em sua fala, o deputado Ismael dos Santos (PSD) destacou a repercussão que as audiências públicas promovidas pela Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas vêm despertando junto à mídia. Conforme o parlamentar, 98 emissoras de rádio veicularam entrevistas realizadas somente no último evento. “É importante que a imprensa auxilie na divulgação sobre os perigos decorrentes da trágica combinação entre álcool e volante, que no último ano causaram 48 mil mortos e 850 mil feridos em todo o país”, disse.
Ele disse ainda que a Frente Parlamentar, a qual preside, irá procurar levantar os números de processos referentes aos motoristas que foram pegos pela polícia dirigindo embriagados. “No último ano, cerca de 49 mil pessoas em todo o estado foram pegas dirigindo bêbadas. Em apenas 30% dos casos foi aberto processo para cassação da licença para dirigir. Há uma lacuna nestes números e queremos saber o motivo”, disse.
Presidente do Fórum Parlamentar das Cirurgias Eletivas, o deputado Antônio Aguiar (PMDB), por sua vez, destacou debate realizado na tarde de ontem (18), em Balneário Camboriú, onde foi debatida a situação do mutirão promovido pelo governo do Estado. Segundo Aguiar, foram realizadas, somente no município, 500 cirurgias e a expectativa é que cheguem a 12 mil em todo o estado em 2012. \"Os números já começam a dar consistência ao trabalho do governo. Mas precisamos da união dos médicos, do setor público e da comunidade para retirar nossos municípios da angústia em que se encontram”, disse.
Em aparte, diversos parlamentares manifestaram apoio ao pronunciamento de Aguiar. Darci de Matos (PSD) apontou haver uma contradição entre as filas existentes e o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentado pelo estado. “Estamos em débito com a saúde\", concluiu.
Serafim Venzon (PSDB) acrescentou que \"o setor de saúde precisa do envolvimento da sociedade e deve ser prioridade absoluta do governo\". Já Volnei Morastoni (PT) propôs que as cirurgias tenham prosseguimento sob a forma de \"programa continuado e não apenas de mutirão\".
Em sua fala, Serafim Venzon comentou a participação, na última semana, da cerimônia de inauguração de um centro social no município de Botuverá. O evento, explicou o parlamentar, marcou os 50 anos de emancipação política do município, 100 da Paróquia São José e 130 da imigração europeia para a região. \"A Igreja Católica de Botuverá deu uma contribuição social muito grande. Eram as comunidades religiosas as responsáveis pela manutenção dos serviços de saúde e educação\", disse.
Falando sobre a crise na suinocultura catarinense, o deputado Neodi Saretta (PT) anunciou que reivindicará, junto ao superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), agilidade na disponibilização dos estoques de milho para a região Oeste catarinense. Ele disse ainda que também solicitará ao governo federal que antecipe o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), visando evitar a formação de estoques e direcionar o produto às regiões que dele necessitam. \"São pleitos de altíssima prioridade, que irão amenizar as necessidades da cadeia de produção\", disse.
Da tribuna, o deputado José Milton Scheffer (PP) lembrou aos parlamentares a proximidade da votação, na Câmara Federal, do projeto que trata da distribuição dos royalties oriundos da exploração do Pré-Sal. Ele ressaltou a necessidade de pressão, por parte da classe política catarinense, para que a proposta seja aprovada. \"O pré-sal não é de ninguém, mas da União, e não é justo que estas descobertas beneficiem poucos estados e municípios. Defender a aprovação deste projeto é defender os interesses catarinenses\", disse.
Em seu primeiro pronunciamento na Casa, o deputado Sandro Silva (PPS) comentou a homenagem feita ontem, em Joinville, ao jogador de futebol Ramires, que se destacou jogando no município, e que atualmente defende o Chelsea, da Inglaterra. “Ele é uma liderança no município e um exemplo para os jovens. Por isso foi laureado com o título de embaixador da cidade para o país e o mundo”, disse. O parlamentar destacou ainda a posse de Mário Cesar Aguiar na presidência da Associação Comercial e Industrial de Joinville, e fez um relato dos investimentos do governo do Estado para o município do Norte catarinense. (Alexandre Back)