23/06/2010 - 12h28min
Balanço da manhã
A sessão de quarta-feira (23) de manhã foi marcada pela presença dos servidores estaduais da saúde em greve e representantes de outras categorias, como da Secretaria de Estado da Administração e do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), que também reivindicam melhorias salariais. A favor dos grevistas se manifestaram as deputadas Angela Albino (PCdoB) e Professora Odete de Jesus (PRB) e os deputados Sargento Amauri Soares (PDT), Darci de Matos (DEM) e Dirceu Dresch (PT).
Sargento Soares comparou a situação dos servidores da saúde a dos servidores da segurança pública, que esperam o cumprimento de promessas do governo. “Faz quase um ano que o governo não tem tempo para atender os servidores da saúde e não acena com a possibilidade de uma política salarial correta, decente”, salientou. O deputado frisou que enquanto os trabalhadores estão sendo maltratados pelo governo, hospitais estão sendo fechados, citando o exemplo do setor de atendimentos de emergência do Hospital Regional.
Angela Albino pediu uma participação mais efetiva do Parlamento na negociação com o governo do estado. “Esta Casa precisa sair do discurso e se sentir corresponsável pela greve da saúde”. Darci de Matos parabenizou a parlamentar pelo seu posicionamento e fez um apelo ao governador Leonel Pavan para que “não manchasse seus oito meses de governo negando o abono para a categoria”.
Odete de Jesus seguiu a mesma linha. A deputada garantiu que vai ser insistente com o secretário de Estado da Saúde para que ele tome providências. “Eu estou junto com vocês. Fui ao sindicato e o meu gabinete está de portas abertas para os sindicalistas”. Ela citou o fechamento do único hospital de Caçador, onde sequer as mulheres grávidas têm onde ser atendidas.
Vereadores mirins
A visita da Câmara Mirim de Blumenau ao Plenário foi o tema do pronunciamento do deputado Giancarlo Tomelin (PSDB). Ele discorreu sobre o funcionamento do Poder Legislativo e sobre uma nova forma de fazer política, mais transparente e com menos promessas. Tomelin ressaltou a importância do exemplo blumenauense de eleger seus vereadores mirins nas escolas da cidade. A iniciativa, de acordo com o parlamentar, serviu de modelo para outras cidades catarinenses.
Trabalhadores em clima temperado
O deputado Reno Caramori (PP) falou sobre sua participação, terça-feira (22), em um dos maiores encontros científicos na área de pesquisa frutífera, o 9º Seminário sobre Fruticultura de Clima Temperado que aconteceu no Centro de Eventos e Pavilhão de Exposições do Parque Nacional da Maçã, em São Joaquim. Segundo o parlamentar, o objetivo do evento é contribuir para a integração, atualização técnica e formação dos produtores, profissionais, empresas, instituições e demais envolvidos no agronegócio de frutas de clima temperado. “Hoje o associativismo é um processo importantíssimo para o setor e o encontro que acontece na Serra é uma oportunidade de atualização técnica”, afirmou.
Bolsa de estudos
Maicon César Crispim, representante da Unifebe – Universidade de Brusque fez um apelo, no intervalo entre as sessões, para que o governo estadual libere as parcelas referentes à bolsa de estudos concedida pelo Artigo 170. Segundo ele, a Univali foi a única instituição catarinense a receber recursos. Crispim disse que a falta de repasse vai impedir que os alunos carentes façam sua matrícula para o próximo semestre. (Rossana Espezin/Divulgação Alesc)