Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/06/2019 - 15h32min

Ave símbolo de SC será escolhida no final de semana em Balneário Camboriú

Imprimir Enviar
Cristiano Voitina, biólogo

Neste sábado (29) e domingo (30) acontece, em Balneário Camboriú, o evento “Observa Santa Catarina”. O encontro, que tem o objetivo de eleger a ave símbolo do estado, foi divulgado pelo biólogo Cristiano Voitina, durante a suspensão da sessão plenária desta terça-feira (25).

Representando o Instituto de Desenvolvimento e Integração Ambiental (Ideia), Cristiano, que é biólogo e pesquisador no projeto Aves Catarinenses, ocupou a tribuna para divulgar a realização do evento e falar sobre o turismo de observação de aves.

De acordo com o pesquisador, no Brasil encontram-se 20% das espécies de aves existentes em todo o mundo. Santa Catarina tem 7% desse número. Para Cristiano, a prática de observação de aves é uma atividade turística sustentável.

“O Brasil é muito bem visado e a gente recebe turistas de vários lugares do mundo para essa prática. Aqui no estado temos um potencial muito grande. É uma modalidade de turismo sustentável e ainda ajuda a proteger o meio ambiente. O Brasil acaba perdendo só para Colômbia, que tem apenas cinco espécies a mais que nós. Países como o Peru, que tem uma quantidade muito menor de aves, estão recebendo quatro vezes mais turistas vindos de outros lugares do mundo, porque o Brasil não está divulgando, não está explorando esse potencial muito grande que só tem a agregar valores a nossa economia”, afirmou o biólogo.

O evento deste final de semana, que será realizado no Atracadouro da Barra Sul, em Balneário Camboriú, tem o objetivo de eleger a ave símbolo de Santa Catarina. Outros estados, como Paraná e Rio Grande do Sul, já escolheram suas aves representantes.

Propositor do requerimento para a fala do biólogo, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) elogiou o trabalho e ressaltou a importância da prática. “Gostaria de exaltar o reconhecimento dessa atividade tão nobre, significativa, que vocês estão fazendo com muita atenção, consciência e consistência em
todas as regiões do nosso estado. Escolher a ave símbolo do nosso estado, um trabalho admirável. Além de desenvolver o turismo, a questão da gastronomia, e tantas outras coisas, com preservação ambiental, isso que é importante. E podem com certeza contar com esse parlamento, a partir desse evento, para encaminhar o projeto de lei e reconhecer a ave símbolo de Santa Catarina.”

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar