Autoridades regionais e estaduais prestigiam posse de Colombo e Pinho Moreira
Dezenas de autoridades políticas, militares e da sociedade civil organizada prestigiaram a posse do governador e vice-governador reeleitos do estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Pinho Moreira (PMDB). A sessão solene que deu posse aos chefes do executivo estadual foi realizada na noite desta quinta-feira (1º) na Assembleia Legislativa. Além dos cumprimentos a Colombo e Pinho Moreira, o que prevaleceu nas declarações à imprensa foi o discurso de unidade em favor da sociedade catarinense.
O presidente do Legislativo, deputado Romildo Titon (PMDB), recepcionou as autoridades e estendeu os cumprimentos a Raimundo Colombo e Pinho Moreira em nome dos 40 parlamentares. “Essa Casa deseja ao governador e ao vice-governador muito sucesso. Deus ilumine vocês nessa nova caminhada. É uma alegria poder estar presidindo esse momento em que vossas excelências foram empossados”, declarou Titon.
O bom relacionamento entre os poderes no estado foi ressaltado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Nelson Schaefer Martins. “É um momento de civismo e de afirmação de democracia em nosso estado e no país. Essa relação afável e muito harmônica entre os poderes contribui para o fortalecimento das instituições e vem em benefício de nosso estado”, avaliou.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Julio Garcia, afirmou que as boas relações entre poderes e instituições devem permanecer no novo governo de Colombo. “Felizmente, para Santa Catarina, há alguns anos, reina essa harmonia preconizada pela Constituição e exercitada pelas autoridades que têm sido constituídas ao longo desse tempo. Não deve ter mudanças nessa harmonia reinante, que é salutar e profícua para Santa Catarina”, acredita Garcia.
As expectativas de crescimento para Santa Catarina foram destacadas pelo procurador-geral de Justiça, Lio Marin, chefe do Ministério Público Estadual. “Nosso estado tem se diferenciado, tem crescido, se desenvolvido, se estruturado cada vez mais, tanto no aspecto financeiro, quanto no aspecto político. Por isso nós estamos muito otimistas, imaginando que será um período de muita prosperidade para nosso estado”, declarou.
Alianças
Representantes da bancada catarinense na Câmara Federal também marcaram presença na posse do governador Raimundo Colombo. Jorginho Mello (PR) falou da união do Fórum Parlamentar em favor dos catarinenses, numa união de esforços com o governo estadual e federal na busca de recursos. “Estamos torcendo para que este novo governo seja melhor do que o outro. Temos o Fórum Parlamentar que dá exemplo de união, independente de partido político. Todos nós trabalhamos em favor de Santa Catarina”.
A necessidade de mais recursos a serem repassados aos municípios foi lembrada pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), que ao lado de vários colegas chefes dos executivos municipais prestigiaram a solenidade no Parlamento catarinense.
“O governador Colombo tem uma visão municipalista”, disse ao destacar programas implantados por ele, como o Fundo de Apoio aos Municípios e o Badesc Juro Zero. “É um desejo dos prefeitos que sejam reeditados nesse segundo mandato. A capacidade de investimento dos municípios é quase nula. Por isso a importância dessas parcerias institucionais”, avaliou.
Parcerias políticas
O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), ex-governador do estado, destacou a aliança que reelegeu Raimundo Colombo. “Foi mais uma vez prestigiado pelo nosso povo. Foi confirmado e aprovado pelo povo, sendo reeleito para o segundo mandato. E isso nos deixa muito feliz”, disse Luiz Henrique.
Cassildo Maldaner, também representante peemedebista no Senado, disse que a reeleição de Colombo mostra a aprovação do povo catarinense ao projeto político-partidário firmado em 2006. “Como existe a reeleição no Brasil, é muito natural buscar a continuidade desse projeto, esse pacto que firmamos. Vamos buscar ajudá-lo de todas as formas, para que possa cumprir essa missão. Vamos nos esforçar para responder à sociedade catarinense por aquilo que ela decidiu em sua maioria”.
O ex-governador Paulo Afonso (PMDB) classificou a aliança entre PMDB e PSD como coligação político eleitoral administrativa. “O PMDB é partícipe desse processo com o vice Eduardo Pinho Moreira. Fazemos parte desse governo. Se me perguntarem sobre o futuro, respondo ‘o futuro é o futuro’. Hoje estamos celebrando esse momento presente”, declarou.
Rádio AL