Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/05/2013 - 22h40min

Autoridades prestigiam abertura da Festa Nacional do Pinhão

Imprimir Enviar
Foto Solon Soares

A solenidade de abertura oficial da 25ª Festa Nacional do Pinhão, ocorrida na noite de sexta-feira (24), reuniu no palco nativista do Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, autoridades e personalidades de todo o estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), destacou a grandiosidade do evento. “É uma tradição que não é mais de Lages e nem da serra, é de Santa Catarina. Esta festa nacional, na concepção verdadeira da palavra, é motivo de orgulho para todos nós”.

O deputado estadual Reno Caramori (PP) também compareceu à cerimônia. “Estive presente em 23 edições da Festa Nacional do Pinhão. Este evento, que já alcançou renome internacional, mostra as tradições da região serrana para o mundo”.

Em seu discurso, o governador Raimundo Colombo (PSD) disse estar feliz em participar da festa da sua terra natal. “É uma alegria estar aqui, revendo os amigos e prestigiando o nosso evento mais destacado. Este encontro é para celebrar nossa cultura, nossa filosofia, nossas tradições, nossas raízes. A Festa do Pinhão não fica velha porque está fundamentada nestes princípios”, ressaltou.

Em nome dos legisladores, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) parabenizou os organizadores e parceiros do evento. “Estão dando uma potencialidade, uma grandeza maior a esta festa. É a gente serrana mostrando a sua força”, frisou.

Para o prefeito de Lages e ex-deputado estadual, Elizeu Mattos (PMDB), a realização da Festa do Pinhão representou um desafio. “Tivemos apenas quatro meses de trabalho para elaborar uma programação diversificada, com cerca de 200 shows. Queríamos fazer uma festa diferente, que valorizasse o nativismo e também apresentasse atrações diversificadas para agradar a todos os públicos”.

O presidente da Comissão Central Organizadora da festa e vice-prefeito, Toni Duarte, salientou que a realização do evento é fruto do empenho de muitas pessoas. “Preparamos tudo com carinho para receber o povo serrano e os turistas que vêm de todas as partes. É um momento de confraternização, de resgatar a cultura serrana e de valorizar aquilo que é nosso”.

No encerramento da cerimônia, a rainha Caroline Costa, acompanhada pelas princesas Flávia Burigo e Kamila Ghiorzi, declarou aberta a 25ª edição da Festa Nacional do Pinhão. “Este evento, que completa um quarto de século, tem o objetivo de resgatar as nossas raízes e enriquecer a nossa cultura. Estamos de braços abertos para receber os turistas, e especialmente, o povo da nossa terra”.

O idealizador da Festa Nacional do Pinhão, Juarez Furtado, que foi presidente do Parlamento catarinense, presente na solenidade, declarou estar emocionado. “Não imaginava que esta festa ganharia uma proporção tão grande como tem hoje. Ficamos muito honrados em receber tantos visitantes e em ver que a sociedade catarinense e a brasileira estão junto conosco, participando de um evento que leva uma mensagem de amor e a amizade”.

A solenidade contou com a presença da deputada federal Carmen Zanotto (MD-SC); do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Beto Martins; do secretário dos Fundos Estaduais, Celso Calcanhoto; do procurador-geral de Justiça, chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Lio Marcos Marin; dos secretários de Desenvolvimento Regional de Lages e de São Joaquim, Gabriel Ribeiro e Solange Pagani, respectivamente.

Também participaram da abertura oficial da Festa do Pinhão prefeitos, vereadores e secretários municipais da região, além de autoridades militares e representantes de entidades e empresas parceiras do evento. 

Convênios
Durante a solenidade, foi realizado o ato de assinatura de dois convênios entre a prefeitura e o governo estadual. O primeiro foi o repasse de R$ 500 mil para a realização do evento, por meio do Funturismo. O outro é o investimento de R$ 1 milhão para a pavimentação da rua Cirilo Vieira Ramos, nos bairros Vila Nova e Caça e Tiro, com recursos do Fundo Social.

Culto ecumênico e apresentação da Orquestra Sinfônica de Lages
A programação oficial da festa teve início com o culto ecumênico realizado no oratório “Aliança de Amor” do Parque Conta Dinheiro. A tradicional bênção foi conduzida pelo padre Adilson José de Souza, prefeito de Campo Belo do Sul e presidente da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

Em seguida, o público acompanhou no palco nativista uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Lages, regida pelo maestro Joed Jeffer. Os músicos, acompanhados pelos cantores Daniel Silva, Éder Goulart e Anderson Silva, interpretaram quatro canções tradicionais da região (“Quero-quero, Gralha Azul”, “Princesa da Serra”, “Canta Catarina” e “Milonga Abaixo de Mau Tempo”).
 

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar