15/05/2009 - 23h00min
Autoridades destacam a importância da atividade turística para Santa Catarina
Na noite desta sexta-feira, dia 15, encerrando o terceiro dia do Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorginho Mello (PSDB), lembrou que há 10 anos ocorreu a primeira edição do evento, que deu aos municípios oportunidade de mostrar suas potencialidades. Em entrevista no estande que reúne os veículos de comunicação do Parlamento catarinense, o presidente afirmou que o sucesso desta segunda edição garante ao Festival espaço definitivo no calendário de eventos culturais de Santa Catarina. O FIMC apresenta as atrações culturais e revela as riquezas naturais das regiões catarinenses em nove espaços multimídia montados no CentroSul, em Florianópolis.
“O trabalho de cobertura dos veículos de comunicação da Assembléia durante o FIMC mostra o comprometimento do Poder Legislativo em informar e divulgar as atrações dos municípios catarinenses”, disse o presidente. “São sete mil metros que mostram todos os encantos da nossa terra. O FIMC também se destaca como uma atividade complementar ao maior evento de turismo que estamos recebendo em Santa Catarina, o WTTC – Fórum Mundial de Turismo, garantindo que empresários de diversos países conheçam a rica diversidade cultural de nosso estado”.
Jorginho Mello acredita que Santa Catarina receberá grandes investimentos a partir do WTTC. “O empresário precisa ter segurança para investir no estado, mas não pode deixar de observar aspectos importantes, como o meio ambiente. Nesse sentido, a Assembléia Legislativa cumpriu seu papel através da aprovação do Código Ambiental, que traz diretrizes claras de preservação e também garante atividades produtivas e empreendimentos que promovem desenvolvimento do nosso Estado”, comentou.
Integração
O secretário de turismo de Florianópolis, Mário Cavalazzi, também visitou as instalações da TVAL, do jornal AL Notícias e da Rádio Alesc Digital no estande do Parlamento. Cavalazzi destacou a importância do Fórum de dirigentes e secretários municipais de turismo, aberto na tarde desta sexta-feira no FIMC. “Estamos virando uma página importante do turismo estadual e brasileiro”, comentou Cavalazzi. Ele acrescentou que a atividade não pode ser percebida como algo isolado, de apenas um só município. “Florianópolis é a porta de entrada para todo um Estado cheio de diversidade cultural como é Santa Catarina”.
A integração de todo setor turístico também foi defendida pelo deputado federal catarinense, Edinho Bez (PMDB), durante a entrevista concedida ao vivo à TVAL. Um dos pontos considerados fundamentais por ele é o investimento em infraestrutura e obras como as arenas de multiuso. Integrante da Comissão de Turismo da Câmara Federal, o parlamentar elogiou a estrutura do FIMC.
Já o deputado estadual do PSDB, Giancarlo Tomelin, afirmou estar impressionado com a fidelidade com que os municípios estão sendo retratados no Festival. “Quem passeia pelo CentroSul pode sentir o cheiro do chopp de Blumenau, o gosto do vinho do Sul e encantar-se com a mostra da cultura germânica de Joinville com seus festivais de dança e das flores”, resumiu. Tomelin fez um apelo para que cada catarinense destaque as potencialidades e demonstre o orgulho de suas regiões.
Os jornalistas Assembléia ainda entrevistaram o cineasta Eduardo Paredes, responsável pelo filme sobre as belezas de Santa Catarina que foi apresentado na abertura do WTTC. Segundo ele, o trabalho foi um passeio por uma infinidade de encantos, como as serras do Corvo Branco e do Rio do Rastro, as águas termais, os resorts, a produção de vinhos, o ar europeu do Vale do Rio Itajaí, o ecoturismo, o turismo rural. “Nossa grande diversidade cultural e étnica foi mostrada através de uma declaração de amor à Santa Catarina”. Paredes comentou ainda que se está tendo uma oportunidade única de discussão do turismo sob a ótica do turismo interno, devido as dimensões continentais do Brasil. “Mas temos que pensar o setor de maneira sustentável e com proteção ao meio ambiente, pois não se admite outra condição.
Tirol Brasileiro
Também na noite desta sexta feira, o público pode conferir a apresentação do grupo folclórico Lindental, de Treze Tílias. A cidade mais austríaca do país irá realizar neste ano o 1º Encontro da Arte (de 11 a 13 de junho), a 4ª Semana da Escultura (de 16 a 19 de julho) e ainda a tradicional Tirolefest (de 9 a 13 de outubro). A secretária do Comércio, Indústria e Turismo de Treze Tílias, Dirlei Barbieri Rofner, disse que eventos como o FIMC e o WTTC são importantes ferramentas de integração e troca de experiências de autoridades do setor. Dirlei destacou que o diferencial de Treze Tílias em relação aos demais municípios é o grande número de grupos folclóricos que mantém a cultura austríaca. “Outro aspecto bastante positivo é o envolvimento das famílias nas diversas atividades turísticas realizadas no município, condição que dá a Treze Tílias um aconchego diferenciado”, afirmou a secretária. (Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc)