Autobiografia lançada na Assembleia conta história de ex-flanelinha
A trajetória de um flanelinha que venceu as drogas e sonha em entrar na vida pública é o tema do livro lançado na noite desta quinta-feira (18), no hall da Assembleia Legislativa. “A história de um flanelinha – Um relato de superação” foi escrito por Clécio David Manoel, que durante 18 anos trabalhou nas ruas do bairro Trindade, em Florianópolis, cuidando dos veículos que por lá estacionavam, com a ajuda de um antigo “cliente”, Hélio Cervelin.
Com 144 páginas, a obra, editada com recursos do próprio autor, é uma autobiografia de um menino pobre, nascido no bairro da Serrinha, na Capital, que enfrentou dificuldades desde a infância, mas nunca se envolveu com o mundo do crime, “Tenho muitos amigos de infância que morreram ou estão na cadeia”, conta. Aos 11 anos, experimentou drogas pela primeira vez. Viciou-se em várias delas. Conseguiu superar a dependência química já na idade adulta, com a ajuda da esposa e da religião.
A ideia de escrever o livro partiu do próprio Clécio. Há dois anos, ele e Hélio se encontraram num posto de combustíveis e o ex-flanelinha pediu ajuda para tornar seu sonho realidade. “Eu não botei muita fé no começo, mas logo depois ele me mandou as anotações dele”, conta Hélio. “Digitei e fiz algumas correções e a obra ficou pronta.”
“Quero que esse livro entre nas casas das pessoas e sirva de inspiração para motivar quem está em dificuldades na vida, para mostrar é possível se superar e conseguir ser alguém”, comenta o autor, que, aos 38 anos, já se filiou a um partido político e pensa em sair candidato a vereador nas eleições do ano que vem.
O livro estará disponível para venda na editora e livraria Casa do Escritor, de Florianópolis.