Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2016 - 09h38min

Aumento dos repasses para a saúde repercute na tribuna da Alesc

Imprimir Enviar
Deputado Silvio Dreveck na tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (10)

O deputado Darci de Matos (PSD) comemorou, na tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (10), a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 1/2016, que amplia de 12% para 15% o percentual que deve ser investido obrigatoriamente em saúde no estado. “A PEC da saúde vai permitir atender melhor as pessoas que estão na fila aguardando uma cirurgia”, resumiu Darci.

O parlamentar enalteceu o papel do presidente Gelson Merisio (PSD) e dos deputados da Casa que são médicos, os quais interagiram com as câmaras de vereadores de Santa Catarina. A articulação resultou na mobilização das câmaras de vereadores, que elaboraram a primeira minuta dessa PEC. “O projeto foi feito por muitas mãos, pelos parlamentares e pelas câmaras de vereadores. Com o aumento do repasse, vamos conseguir alocar recursos a mais para atender a população catarinense e apoiar o funcionamento dos hospitais filantrópicos.” Na opinião do parlamentar, a PEC foi a segunda contribuição importante da Assembleia Legislativa, este ano, para a ampliação dos investimentos em saúde. A primeira conquista teria sido a criação do Fundo de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, para o qual foram destinados os R$ 100 milhões pela Casa ao longo de 2015.

Reconhecimento
O deputado Jean Kuhlmann (PSD), que esteve licenciado da Assembleia Legislativa para concorrer à prefeitura de Blumenau, falou pela primeira vez na tribuna sobre o resultado da eleição finalizada no dia 30 de outubro e cumprimentou o prefeito eleito, Napoleão Bernardes (PSDB), vitorioso no pleito. Kuhlmann relatou que recebeu mais de 77 mil votos no segundo turno e disse que ficou muito feliz com esses votos e com o reconhecimento popular. “Agradeço ao povo de Blumenau, que passou por um processo eleitoral respeitoso e saiu fortalecido deste processo. Quero continuar trabalhando em favor das pessoas que mais precisam dos recursos públicos.” O parlamentar foi cumprimentado pelo colega de bancada, Ismael dos Santos (PSD), que lhe desejou sucesso na caminhada política.

Feistock
O deputado Silvio Dreveck (PP) convidou os catarinenses a participarem da 25ª Feistock - Feira de Móveis e Decoração, que será aberta nesta quinta-feira (10), em São Bento do Sul, e segue até domingo (13). Conforme o parlamentar, o evento iniciou pequeno e hoje é uma das maiores feiras de móveis e decoração no país. “A feira tem gerado oportunidade de negócios, tanto para lojistas quanto para o consumidor final. É um atrativo e gera outros negócios, promovendo a movimentação financeira em toda a região”, disse Dreveck. Na última edição, o volume de negócios da Feistock foi da ordem de R$ 12 milhões. “O poder público deve apoiar esse tipo de iniciativa porque gera renda e promove Santa Catarina”, opinou o deputado.

Em aparte, Patrício Destro (PSB) atestou a qualidade dos produtos oferecidos e o diferencial de preço praticado na feira. “As empresas instaladas em São Bento do Sul e Rio Negrinho são referência nesse segmento no Brasil.”

Lisandrea Costa
Agência AL

Saiba Mais

Voltar