Aula de ginástica laboral marca o Dia Mundial da Atividade Física na Alesc
Para marcar a passagem do Dia Mundial da Atividade Física, o deputado Patrício Destro (PSB), em parceria com o Sindicato de Academias de Ginástica e Educadoras Esportivas de Santa Catarina (Siacadesc), promoveu na manhã desta quinta-feira (6) uma aula de ginástica laboral no hall da Assembleia Legislativa. Durante a atividade, de aproximadamente de 20 minutos de duração, os participantes receberam ainda dicas sobre respiração e postura corporal.
O evento, destacou o parlamentar, teve o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância dos exercícios para a melhoria da qualidade de vida. “Desenvolver uma atividade física é a melhor maneira de prevenir as doenças, além de afastar o estresse e melhorar o humor. Faça o que você gosta, mas o importante é colocar o seu corpo em movimento”.
Neste sentido, a presidente do Siacadesc, Zulma Fernandes Stolf, afirmou que mesmo as pessoas que não praticam esportes regulamente podem inserir exercícios físicas em seus cotidianos. “O importante é estar em dia com o corpo, então faça o que você consegue, mesmo coisas aparentemente simples, como deixar o carro mais longe e caminhe o restante do trajeto ou suba escadas sempre que puder”, ensinou.
Melhoria no desempenho
Há quase dez anos a Alesc já mantém um programa de ginástica laboral na Casa, que funciona três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre no período da manhã e aberto a todos os servidores da Casa.
Entre as participantes mais assíduas está a jornalista Lisandrea Costa, que recomenda a atividade por seus benefícios para a disposição física e mental. “Passamos boa parte do nosso tempo trabalhando sentados, em frente ao computador, e estes alongamentos nos ajudam a relaxar os músculos e articulações, contribuindo também para corrigir a postura corporal.
Está comprovado ainda que os exercícios fazem bem até para a memória, tendo em vista que aumentam o nível de oxigenação do cérebro. Por isso, recomendo que todos os servidores participem.”
Agência AL