Audiência pública em Porto Belo tem apresentação de pré-projeto para mobilidade
A mobilidade urbana centrou o debate em Porto Belo, município da região do Vale do Itajaí que integra a chamada Costa Esmeralda catarinense.
Na noite desta quarta-feira (04) cerca de 400 pessoas participaram da audiência pública, liderada pelo Parlamento, por meio da Comissão de Assuntos Municipais, que deliberou um pré-projeto para melhorar a mobilidade no sistema viário de Porto Belo e no acesso entre a cidade e Bombinhas.
Orçado em cerca de R$ 1,5 milhões, o pré-projeto compreende duas frentes: Um edificado dentro do município de Porto Belo e outro, que seria a construção de um segundo acesso Porto Belo-Bombinhas.
A informação é do proponente da audiência pública, deputado Emerson Stein (MDB). Ele explica que o custo total da obra é estimado em mais de R$ 80 milhões. O parlamentar afirma que vai buscar parceria junto ao Governo do Estado. " Queremos executar essa obra o mais rápido possível. Há dez anos já tratávamos desse tema".
Situação crítica
“O atual plano de mobilidade da região está defasado, existe há mais de 15 anos. Estamos aqui para ouvir a população e buscar sugestões para essa pauta, deixando claro, que queremos dar qualidade de vida para os moradores e para os turistas”, pontuou o parlamentar, que avaliou que os problemas no tráfego não se limitam à alta temporada.
Para contextualizar, durante o encontro foram apresentados vídeos que retratavam a complexidade da mobilidade na região, em função do aumento do fluxo de veículos. Uma reportagem da jornalista Dagmara Spautz de 2021, informava que turistas demoravam mais de sete horas para trafegar entre Bombinhas e Porto Belo, um trecho de 7 quilômetros.
Assunto do presente
O pré-projeto, apresentado por representantes da empresa Colpani Engenharia, propôs alterações de mobilidade com a implantação de vias arteriais e coletoras, dentro da extensão territorial em Porto Belo, bem como o segundo acesso a Bombinhas.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bombinhas, Mário Pera, a atual situação requer medidas urgentes.
“Esta audiência traz um tema que não é um assunto do futuro, mas do presente. Há muito tempo defendemos essa questão. Há dez anos, a CDL já fez campanha para buscar resolver os problemas de trafegabilidade na região”, disse.
O prefeito de Porto Belo, Joel Lucinda, disse que o debate é de suma importância. “Quem vive aqui, quem vem passear, sente a dificuldade de enfrentar mais de sete horas em filas. O Parlamento está de parabéns por ser sensível a esse tema”, avaliou.
Crescimento acelerado
De acordo com o IBGE, os municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, que compreendem a região da Costa Esmeralda, apresentaram um crescimento acelerado na última década. Estes municípios tinham uma população estimada de 60.826 habitantes em 2010.
Segundo o IBGE, com dados do Censo 2022, estes três municípios saltaram para uma população de 128.389 moradores. Na época da temporada, essa população triplica, informou o presidente da CDL de Bombinhas, Mário Pera.
Participações
Além do deputado Emerson Stein, a proposição para a realização da audiência pública contou com o apoio dos deputados Neodi Saretta (PT), Napoleão Bernardes (PSD), Tiago Zilli (MDB), Matheus Cadorin (Novo) e Marquito (Psol), que integram a COmissão de Assuntos Municipais.
Participaram da audiência pública, lideranças empresariais e políticas da região, representantes da Polícia Militar, Poder Judiciário e comunidade em geral.
Agência AL