Audiência debate criação da unidade de conservação da Lagoa do Sombrio
Será às 19 horas desta terça-feira(2) a audiência pública para debater a criação de uma unidade de conservação da Lagoa do Sombrio, no Sul do Estado. A audiência é uma realização da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Ana Paula Lima (PT), em parceria com a ONG Aguapé (Associação de Proteção Ambiental) e a Câmara de Vereadores do município. Os debates vão acontecer no Salão Paroquial da igreja Matriz de Sombrio, na rua Padre João Reitz, Centro.
Em Blumenau, em julho deste ano, a deputada Ana Paula se reuniu com lideranças de Sombrio para tratar sobre as questões ambientais que envolvem a lagoa. Na ocasião, representantes da Aguapé e da Câmara Municipal formalizaram o pedido para a realização da audiência. A ideia e discutir com a comunidade a decisão judicial que obriga os municípios de Sombrio, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Passo de Torres e Balneário Gaivota a criarem a unidade de conservação.
A Lagoa de Sombrio, com 16 quilômetros de comprimento e aproximadamente 5 metros de largura, é considerada a maior lagoa de água doce de Santa Catarina. Entre as preocupações está a constante degradação do manancial, ameaçado de desaparecer. A audiência deverá apontar alternativas para que seja preservado esse manancial.
Serviço
Audiência pública sobre a criação de uma unidade de conservação da Lagoa do Sombrio
Quando: Nesta terça-feira (2), às 19 horas
Onde: Salão Paroquial da igreja Matriz de Sombrio (Rua Padre João Reitz, Centro).
Linete Martins
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Ana Paula
(48) 3221-2680