Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/09/2016 - 17h22min

Atrações culturais marcam o lançamento da Semana Inclusiva em Florianópolis

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Inúmeras atrações culturais marcaram o lançamento da Semana Inclusiva, na tarde desta segunda-feira (19), no Shopping Beiramar, em Florianópolis. Entre uma apresentação de capoeira, boi de mamão e outras atrações, jovens portadores de alguma necessidade especial revelaram seu potencial.
Com uma programação diversificada, as ações que acontecem até o próximo dia 25, em diferentes locais, visa impulsionar e ampliar o mercado de trabalho assegurado por lei ao portador de necessidades especiais. Fruto do "Dia D", evento que amplia ações e debates sobre acessibilidade, a semana inclusiva promove, através de diversas atividades, a importância da acessibilidade como caminho para a autonomia e pleno exercício da cidadania de pessoas com deficiência.
Com o apoio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Semana Inclusiva da Grande Florianópolis é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, em parceria com mais de 30 entidades públicas e privadas. Na visão da assessora da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia, Janice Krasniak, a parceria visa fortalecer a legislação, tanto nas ações como na prática. Através do programa Alesc inclusiva existente no Paramento, Janice ressalta que a iniciativa já aplicada no Legislativo prevê a contratação de estudantes com deficiência para vagas de estagiários. "Muitos desses estudantes terminam o estágio e já conseguem emprego em empresas", revela.
De acordo com a procuradora do MPT-SC, Quézia Araújo Duarte Nieves Gonzalez, a ação busca estimular entidades e poder público a implementar recursos de acessibilidade nos diferentes espaços e, principalmente, fortalecer as políticas de empregabilidade para pessoas com deficiência, além de ampliar o número desses trabalhadores no mercado formal de trabalho. “A intenção é possibilitar e incentivar a convivência entre pessoas com e sem deficiência, sendo que a Semana Inclusiva é um chamado à sociedade para questões da acessibilidade no sentido mais amplo, além da questão física, informacional, tecnológica, mas em todos os espaços públicos ou privados.”
Segundo os organizadores, a programação conta com seminários, palestras, atividades culturais e esportivas, com destaque para o “Dia D”, onde ocorre uma feira de empregos para promover a inclusão de pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados no mercado de trabalho. Cerca de 260 empresas da Grande Florianópolis, que têm mais de 100 empregados, se farão presentes, de forma voluntária. 
No Dia D também serão oferecidos serviços como confecção de Carteira de Trabalho e de Identidade, assessoria jurídica pela Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SC, esclarecimentos a respeito de serviços previdenciários, além de informação e aconselhamento aos pais e atendimento de pessoas com síndrome de down, que serão prestados pela Associação Amigo Down.

Informação
A Semana Inclusiva tem como referência a Virada Inclusiva do governo do Estado de São Paulo e foi motivada pelos resultados positivos do “Dia D - Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados”, realizado em setembro de 2015. A ação viabilizou a admissão de 744 trabalhadores com deficiência em 191 empresas da Grande Florianópolis, entre junho de 2015 e julho 2016, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total. Em Santa Catarina o estudo apontou a existência de 1,3 milhão de pessoas com deficiência, ou 21,3% da população do Estado, que na época girava em torno de 6,2 milhões de pessoas.

Programação
Dia 20/09 – 1º Simpósio de Direito Previdenciário de SC - as inovações da seguridade social no tocante às pessoas com deficiência. Das 9h às 12h na UFSC.
Dia 21 e 22/09 - “Lei Brasileira de Inclusão e suas implicações no Mundo do Trabalho”, das 8h30 às 17h, no Auditório da Faculdade Senac, Florianópolis.
Dia 23/09 - “A Importância do Esporte no Processo de Inclusão e Superação”, das 8h às 19h, no Auditório da Faculdade Senac, Florianópolis.
De 19 a 23/09  - Exposição fotográfica "Inclusão através da Arte – Amigo Down”,  Shopping Beira Mar. 
De 19 a 23/09 - Oficinas Culturais, na Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho. Bairro Estreito, Florianópolis.
De 19 a 23/09 - Exposição de Tecnologias Assistivas. Das 8h às 19h. Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, bairro Estreito, Florianópolis.
De 21 a 25/09 - Exposição “Gaudí, Museu de Arte de Santa de Catarina (Masc), Agronômica, Florianópolis
De 20 a 25/09 – Exposição fotográfica “Clube da Luta - 10 Anos”, Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), Agronômica, Florianópolis.
Dia 23/09 - Discotecando - Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), Agronômica, Florianópolis.
Dia21/09 - Visita seguida por contação de histórias, às 14h. Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC)-
Dia 21/09 - 21 Tons de Amor, mostra de dança solidária em prol da Associação Amigo Down. Às 20h. Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Centro, Florianópolis.
22/09 – Palestras: “Teatro em Libras” e “O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas”. Às 9h, gratuitas, Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina (BPSC), Centro. Florianópolis.
Dia25/09 -  Atividades Esportivas Adaptadas, das 9h às 13h. Parque de Coqueiros, Florianópolis

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar