Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/09/2023 - 20h57min

Ato parlamentar solene comemora os 40 anos da CUT

Imprimir Enviar
Parlamanrtares e homenageados da noite
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Por iniciativa do deputado Neodi Saretta (PT), a Assembleia Legislativa homenageou, na noite desta terça-feira (26), em um ato parlamentar solene, os 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Sindicalistas de todos os recantos do Estado prestigiaram a solenidade.

Saretta destacou a CUT como entidade de papel fundamental na luta por um país justo e igualitário. “Uma voz poderosa na defesa dos trabalhadores, um movimento de transformação social. Liderou lutas como a educação pública de qualidade, o acesso à saúde para todos, entre outras tantas conquistas. Que venham mais avanços e conquistas de relevância para a classe trabalhadora.”

Ao lembrar os sufocos enfrentados pelos sindicalistas na busca por dias melhores, Fabiano da Luz (PT) falou em desafios, como o combate à criminalização sindical e como mostrar para a população o que é a luta por condições dignas de trabalho. Marquito (Psol) saudou as lideranças e afirmou estar honrado de estar na presença de companheiros de atos recentes em defesa da democracia.

O presidente da Federação dos Comerciários de SC (Fecesc), Francisco Alano, emocionou a todos com relatos históricos ocorridos antes da fundação da CUT. “Não são 40 anos, antes de 1983 eu já participava da Executiva Nacional Pró-CUT, ao lado de companheiros como Jair Meneghelli e Luiz Inácio Lula da Silva.”

A presidente da CUT/SC, Ana Julia Rodrigues, enalteceu a grandeza da instituição e fez inúmeros agradecimentos. “Agradeço ao Sinte por estar aqui liderando em nosso estado a maior central sindical da América Latina. Meu carinho aos ex-presidentes e às funcionárias da CUT. Estávamos presentes na resistência à ditadura militar, contra a reforma da previdência e a precarização do trabalho, marchamos pelo salário mínimo e, nos últimos anos, em defesa da democracia.”

Um total de 18 pessoas e 21 entidades foram homenageadas em prol dos serviços prestados na organização dos trabalhadores.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar