Ato parlamentar destaca os 45 anos da Ceasa
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta quarta-feira (29), um ato parlamentar em homenagem às Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC). A entidade completou 45 anos de fundação em 29 de setembro. A programação foi uma iniciativa do deputado José Milton Scheffer (PP) e aconteceu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.
O deputado propositor do ato destacou de que a Ceasa exerce um papel importante na sociedade, que visa o abastecimento de hortifrutigranjeiros, pois organiza a comercialização desses insumos. Acrescentou que a entidade promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas.
“O trabalho da Ceasa é fundamental porque elimina o excesso de intermediação e manipulação, entregando aos catarinenses produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população”.
Pronunciamentos
Além do deputado propositor do ato parlamentar, ainda fizeram uso da palavra o diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila e o boxista, Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta, empresa que é a maior doadora de alimentos para o projeto Mesa Brasil Sesc.
Os discursos enfatizaram a importância da Ceasa nos fatores econômico e social do estado. Justificado pelo fato de no local diariamente circularem três mil veículos, gerando dois mil empregos diretos, tendo 350 produtores rurais ativos e anualmente movimentar aproximadamente 330 mil toneladas de alimentos, o que em 2020 somou o valor de R$ 861 milhões.
Histórico
A Ceasa é uma sociedade de economia mista fundada em 29 de setembro de 1976, de acordo com as normas do Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac). A sede da Ceasa foi inaugurada em março de 1978, próximo à BR-101 e ao trevo de Barreiros, em São José, espaço que ocupa até hoje.
Na época tinha como gestora a Companhia Brasileira de Abastecimento (Cobal) como representante do governo federal e acionista majoritário (51%). A partir de 1989, as ações e encargos pertencentes à Cobal foram doados à Ceasa/SC. A partir daí passou a ser vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural e a ter como acionista majoritário o governo do Estado de SC.
Hoje a Ceasa/SC possui três unidades, localizadas nos municípios de São José (sede), Blumenau e Tubarão. Possui papel essencial para os catarinenses no abastecimento de hortifrutigranjeiros, uma vez que organiza a comercialização desses insumos. Promove a aproximação de produtores rurais da agricultura familiar, comerciantes e atacadistas, proporcionando infraestrutura física e logística para esse mercado, visando disciplinar o abastecimento urbano, eliminando o excesso de intermediação e manipulação, permitindo a oferta de produtos de melhor qualidade e mais acessíveis à população.
Homenagens
A entrega das homenagens foi realizada pelo deputado propositor do ato parlamentar, José Milton Scheffer, e pelo diretor-presidente da Ceasa, Gilmar Jacobowski. Entre os homenageados constam:
- Nilo Balduino Mannes (Bigode)
- Catarina Gesser Mannes (produtores rurais)
- Francisco Prim, sócio-proprietário da Primalta (boxista)
- Olinto Mainardi, orientador de mercado (colaborador)
- Rudinei Nazareno José (Rudi), movimentador de carga
- Artur Dimon representante do hortifruti Direto do Campo de Itajaí
- Fabiano Kuhnen, presidente da Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa
- Sandra Regina Casarotto Lindorfer, diretora regional do Sesc
- Rute Gebler, viúva de Érico Gebler, primeiro diretor-presidente da Ceasa
- Jean Jackes Grecie Braun, representante do segundo diretor-presidente da Ceasa, Roque Lino Braun
- Marcelo Fetti Alves, representante do terceiro diretor-presidente da Ceasa, Orvino Coelho de Ávila