Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/07/2013 - 13h26min

Ato comemorativo marca o Dia da Imprensa Catarinense

Imprimir Enviar
182 Anos da Imprensa Catarinense. Foto: Eduardo Guedes de Oliveira

O aniversário de 182 anos de fundação da imprensa catarinense foi lembrado na manhã de hoje (29), com ato comemorativo na Praça XV de Novembro, no centro de Florianópolis. A solenidade, que foi prestigiada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), é uma promoção da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), da Maçonaria de Santa Catarina, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras.

O Dia da Imprensa Catarinense, instituído pela Lei Estadual 12.946/2004, é celebrado anualmente em 28 de julho. A data faz referência à publicação de “O Catharinense”, o primeiro jornal impresso no estado, fundado pelo lagunense Jerônimo Coelho em 1831.

Homenagem ao patrono da imprensa e da maçonaria
A cerimônia realizada nesta manhã também marcou os 81 anos de fundação da ACI. Para o presidente da instituição, Ademir Arnon, a comemoração em homenagem a Jerônimo Coelho é motivo de orgulho. “É uma honra continuar reverenciando esse ilustre catarinense, que foi um homem público probo e deixou um legado muito importante para a imprensa, principalmente no que se refere à ética”, ressaltou.

Durante a solenidade, o diretor acadêmico da ACI, Billy Culleton, destacou o legado jornalístico deixado por Jerônimo Coelho, especialmente como defensor dos oprimidos. “De acordo com os valores do nosso patrono, a principal função da imprensa é a denúncia para proteger os humilhados dos opressores políticos e sociais. Santa Catarina tem cerca de 200 jornais, que atendem a 4 milhões de leitores e 220 emissoras de rádio e televisão. Que os dirigentes desses veículos de comunicação se espelhem na figura de Coelho e tenham como principal bandeira o serviço à sociedade”, disse.

Em seu pronunciamento, o grão-mestre da Grande Loja de Santa Catarina, João Eduardo Berbigier, definiu Jerônimo Coelho como “uma das mais proeminentes figuras políticas da história do Brasil”. Ele relembrou a trajetória do homenageado como militar, jornalista, político e líder maçônico. “Ele é um herói nacional e temos muito orgulho de ter sido o criador da primeira loja maçônica no estado, denominada Cordialidade. Este evento é um culto em memória de um homem que no exercício de inúmeras atividades e cargos públicos jamais desonrou a confiança depositada nele”.

Na opinião de Ponticelli, Jerônimo Coelho é uma personalidade que deve servir de inspiração a todos que exercem cargos públicos. “Ele foi membro do Parlamento, fundador da imprensa catarinense, um homem íntegro, um militar exemplar e, especialmente, uma grande referência para nós, políticos”.

O parlamentar também salientou a importância de preservar a história de Santa Catarina por meio de iniciativas como a homenagem prestada ao patrono da imprensa e da maçonaria. “Temos que realizar eventos desse porte em favor de outros grandes catarinenses. Vamos celebrar no próximo domingo (4 de agosto) 164 anos da morte da lagunense Anita Garibaldi. Também estamos preparando homenagens ao artista plástico tubaronense Willy Zumblick. Estas personalidades precisam ser cultuadas, a história delas deve ser resgatada e contada às novas gerações”.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar