Associação divulga “McDia Feliz” em prol do hospital Joana de Gusmão
O último sábado do mês de agosto (29) será marcado pela campanha "McDia Feliz", evento no qual a renda obtida com a venda dos sanduíches "Big Mac" é redirecionada a instituições de apoio ao combate do câncer infantojuvenil. O assunto foi tratado na tribuna da Assembleia Legislativa pela presidente da Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão (Avos), Maria Gertrudes Gomes, após a suspensão da sessão ordinária desta quinta-feira (20).
O desafio da Avos neste ano é a venda de 45 mil tíquetes antecipados, no valor de R$ 13,50 cada. Quem quiser colaborar também pode comprar a camiseta com o slogan da campanha "Seja você um herói" por R$ 25. Toda a arrecadação é revertida em prol das crianças e adolescentes em tratamento de câncer no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Em junho deste ano, o setor de oncohematologia da instituição prestava atendimento a 250 pacientes.
Os recursos captados com a campanha de 2015 serão utilizados no Programa de Excelência em Atendimento à Criança e ao Adolescente portadores de câncer em Santa Catarina. O projeto prevê melhorias no ambulatório de oncohematologia; a construção do Espaço da Família; e a aquisição de equipamentos especiais para melhorar a assistência aos pacientes. Também inclui atendimento psicossocial a crianças, adolescentes e acompanhantes.
A presidente da Avos exibiu, no Plenário Deputado Osni Régis, um vídeo institucional que mostra o trabalho desenvolvido pela entidade e pelo hospital, além de depoimentos de familiares de crianças com câncer. "Fazemos tudo o que é possível para minimizar o sofrimento desses verdadeiros heróis que batalham contra o câncer", disse Maria Gertrudes, de 82 anos, fundadora da associação.
A entidade realiza a campanha há 22 anos. "Essa promoção já possibilitou muitas ações positivas. Esperamos que todos possam colaborar. Será uma grande ajuda a essa criançada. Precisamos de generosidade, carinho, amor ao próximo. Temos que auxiliar aqueles que necessitam da nossa ajuda", ressaltou Maria Gertrudes.
Nove cidades catarinenses participam da campanha: Chapecó, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Itapema, Balneário Camboriú, São José, Florianópolis e Brusque.
Avos
A Associação de Voluntários de Saúde do Hospital Infantil Joana de Gusmão iniciou suas atividades em agosto de 1975. A função da entidade é atuar voluntariamente na humanização do atendimento e dar mais qualidade de vida e de tratamento para as crianças do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
Dentre as ações promovidas pela Avos estão reformas no HIJG, compra de medicamentos e equipamentos hospitalares. A entidade também realiza pagamentos de exames não contemplados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de deslocamentos aéreos ou terrestres e hospedagem para tratamento de pacientes em outras unidades em outros estados. Desenvolve, ainda, projetos voltados à qualidade de vida de pacientes fora do ambiente hospitalar e a viabiliza eventos que buscam integrar colaboradores e debater aspectos da saúde infantil.
A instituição também mantém a Casa de Apoio Vovó Gertrudes, que atende crianças em tratamento oncológico no HIJG. A estrutura abrange 20 apartamentos para pacientes e acompanhantes, brinquedoteca, área de lazer, cozinha e espaço para alimentação, sala de informática, capela ecumênica e auditório com capacidade para 50 pessoas.
Atendimento no HIJG
O Hospital Infantil Joana de Gusmão atende crianças de todo o estado.
Grande Florianópolis (31,33%)
Oeste (22,29%)
Vale do Itajaí (22,29%)
Sul (10,84%)
Serra (7,43%)
Norte (5,82%)
No ano de 2014, o setor de Oncologia realizou 8 mil atendimentos ambulatoriais e cerca de 7 mil aplicações de quimioterapias.
Repercussão
Os deputados Leonel Pavan (PSDB), José Milton Scheffer (PP) e Maurício Eskudlark (PSD) destacaram os trabalhos desenvolvidos pelo Hospital Infantil Joana de Gusmão e pela Avos. "O hospital é referência nacional, um orgulho para os catarinenses. Os voluntários que se dedicam à causa são exemplos que nos comovem, estimulam, reacendem a nossa esperança", salientou Zé Milton.
Os parlamentares também manifestaram apoio à campanha. "Vamos todos participar. A sociedade tem que reconhecer trabalhos comprometidos como esses e incentivar para que haja continuidade", disse Eskudlark.
O requerimento que permitiu o pronunciamento da presidente da Avos foi apresentado pelo deputado Doutor Vicente Caropreso (PSDB).
Rádio AL