Assembleia será parceira do projeto “Mapa da Ilha: arte, cultura e turismo”
Apresentar os pontos turísticos e históricos de Florianópolis aos alunos da rede municipal de ensino e despertar a consciência sobre a importância do turismo para o desenvolvimento econômico, social e artístico da cidade. Este é o objetivo do projeto "Mapa da Ilha: arte, cultura e turismo", desenvolvimento pela prefeitura de Florianópolis, apresentado nessa segunda-feira (2) ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romildo Titon (PMDB), pelo secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz e a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.
A ideia é presentear os estudantes com um dia de atividade fora da sala de aula pelos principais pontos turísticos e locais históricos como museus e órgãos públicos, a exemplo da Assembleia Legislativa.
Titon disse que a Assembleia Legislativa será parceira do projeto, que envolve 440 crianças e adolescentes nas faixas-etárias de 4 a 14 anos de 14 escolas. O presidente irá solicitar à Escola do Legislativo que produza cartilhas e a Alesc irá estudar a possibilidade de fornecer transporte a partir do ano que vem.
A secretária Cláudia explica que muitos alunos que moram nos bairros próximos de praias não conhecem o centro histórico e vice e versa. “Geralmente os alunos estão acostumados a ouvir sobre os problemas decorrentes do turismo, como o trânsito. O projeto irá apresentá-los para as coisas realmente boas proporcionadas pelo turismo, a história da cidade e as belezas que a Ilha tem”, disse ela, que apresentou ao deputado Titon uma cartilha sobre turismo na escola adotada pelo município de Itajaí.
O secretário Pinto da Luz disse que o projeto é importante para mostrar aos alunos a importância que a atividade turística tem para a economia e o desenvolvimento da cidade.