Assembleia sedia segunda edição do seminário Empreende Mulher
Fortalecer o papel da mulher na sociedade e estimular o surgimento de novas lideranças femininas. Esta é a proposta do 2º seminário Empreende Mulher, que teve início na manhã desta segunda-feira (15) e se estende durante todo o dia no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.
O evento, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com o Conselho Estadual da Mulher Empresária (Ceme) e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), também marca a passagem do Dia Estadual da Mulher Empresária, celebrado oficialmente no dia 17 de agosto.
Segundo o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras nas Micro e Pequenas Empresas 2014-2015, elaborado pelo Sebrae, o país conta com mais de 7,3 milhões de mulheres empreendedoras, das quais cerca de 2,6 milhões são microempreendedoras individuais. Já em Santa Catarina, 270 mil mulheres estão à frente de micro e pequenas empresas e 92 mil são microempreendedoras individuais.
Para a deputada Ana Paula Lima (PT), uma das incentivadoras do seminário, mais do que uma estatística econômica, os números revelam uma mudança social em curso. Empreender, para as mulheres, disse, não é somente um meio de negócio, mas também um instrumento de emancipação social. “Para muitas de nós, empreender é uma forma de empoderamento, de quebrar paradigmas, de lutar contra os modelos de trabalho machistas e conquistar a própria independência e liberdade.” Neste sentido, afirmou, são cada vez mais importantes espaços como o Empreende Mulher, dedicado ao debate e troca de experiências profissionais.
Já a presidente do Ceme, Janelise Royer dos Santos, enviou um conselho às mulheres que não possuem nenhuma experiência ou formação administrativa, mas que desejam ingressar no ramo empresarial. “O cenário de crise não deve ser barreira para quem quer abrir um negócio. Se você tem um sonho, uma ideia, se especialize, busque informações e venha empreender.” A entidade conta atualmente com aproximadamente 1 mil integrantes no estado, divididos em 53 núcleos regionais.
Espaços de decisão
O primeiro painel do seminário, intitulado “Liderando e Empoderando Mulheres”, foi apresentado pela empresária e presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e de Serviços do Rio Grande do Sul, Simone Leite.
Em sua fala, ela destacou que, apesar de serem maioria entre a população brasileira e o eleitorado, e ocuparem significativa parcela do mercado de trabalho, as mulheres ainda não possuem espaço correspondente nos meios decisórios do país. Para reverter a situação, disse, é necessário foco na formação de lideranças femininas, tanto no meio político, quanto no empresarial. “Já somos protagonistas em diversas áreas e estamos cada vez mais empreendedoras, mas ainda temos pouca participação em postos de comando. Precisamos formar lideranças e visar as instâncias onde as decisões mais importantes são tomadas.”
Programação
8h: Credenciamento e coffee break
9h: Abertura Oficial
10h: Painel “Liderando e Empoderando Mulheres”
Simone Leite – empresária e presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul
Jussara Pereira Barbosa – empresária e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco
Mediadora: Neiva Kieling
11h: Painel “Masculino x Feminino” – Mito ou Realidade
Fatores históricos e culturais que influenciam as profissões vistas como “masculinas”
As Anitas – grupo de mulheres engajadas no empoderamento feminino na área de tecnologia e empreendedorismo.
Rioar – empresa com soluções em automação industrial, hidráulica e elétrica.
Oliveira Materiais de Construção – produtos de acabamento para projetos de engenharia e construção.
12hh30: Almoço Networking Alesc/Tribunal de Justiça/Sesc
14h: Painel “Mulheres do Brasil”
Sonia Hess – empresária catarinense tendo atuado à frente da Dudalina durante 35 anos e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles “Mulheres do Brasil”.
Fernanda Bornhausen Sá – empresária da área de comunicação, propaganda e tecnologia e voluntária em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles, “Mulheres do Brasil”.
15h: Palestra master e debate com Angela Hirata.
Do Empreendedorismo a Gestão Executiva – Como Fazer Acontecer.
O case Havaianas e sua História de Sucesso.
17h30: Coffe break de encerramento
Agência AL