Assembleia sedia mostra de cinema para surdos e cegos
A Assembleia Legislativa será palco, no dia 31 de outubro, da 4ª Mostra Cinema Além da Imagem, promovida pela Associação de Mídias Audiovisuais e Cinema do Amazonas (Amacine). O evento exibirá filmes adaptados para deficientes visuais e auditivos. Durante as exibições, as pessoas não cegas serão convidadas a assistirem aos filmes com uma venda nos olhos, para que possam sentir as mesmas sensações do público-alvo da mostra.
O evento foi anunciado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado José Nei Ascari (PSD), durante a última reunião da comissão. “Será uma experiência para quem enxerga; poder sentir aquilo que uma pessoa cega sente”, afirmou o parlamentar.
Segundo o cineasta Junior Rodrigues, responsável pela mostra, o objetivo da atividade é proporcionar a criação de produtos audiovisuais que permitam a inclusão de cegos e surdos. Para isso, os filmes são tecnicamente tratados como audiodescrição, legendas em português e na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). “Esse público geralmente é excluído dos entretenimentos culturais brasileiros”, considera o cineasta.
A mostra será no período da manhã, no Auditório Antonieta de Barros, e terá a exibição de oito filmes de um minuto de duração, cada um; quatro filmes de quatro minutos, cada; e três curta metragens. Os enredos dos filmes são diversificados.
O evento é promovido pela Assembleia Legislativa, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pela Amacine, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas. (Marcelo Espinoza)