Livro traz coletânea de textos sobre navegações e naufrágios na Ilha
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove nesta quinta-feira (25), às 19 horas, o lançamento do livro “A Ilha de Santa Catarina no século das grandes navegações”, uma coletânea de textos organizada pelo professor e historiador Evandro André de Souza. A publicação traz encartado o documentário “Santa Catarina: a história não revelada”, desenvolvido pelo grupo de pesquisadores e mergulhadores do Projeto Barra Sul.
O livro é resultado do projeto de pesquisa intitulado “Patrimônio histórico, cultura material e naufrágios na Barra Sul da Ilha de Santa Catarina: entre memória e políticas de preservação do patrimônio”.
Um dos cenários históricos que inspirou as análises e reflexões foi a região sul da Ilha de Santa Catarina, local conhecido no século XVI como Porto dos Patos. Nessa época, os navegadores utilizavam o canal da Barra Sul da Ilha para fazer o ingresso na Baía Sul, possibilitando a ancoragem e o desembarque em enseadas protegidas.
A obra aborda temas como as condições de navegabilidade da Barra Sul da Ilha, a posição estratégica, a relação com os nativos, as visões da Ilha segundo os navegadores, os tipos de embarcações utilizadas nas navegações e as expedições do século XVI, priorizando as que tiveram experiências com naufrágios.
Organizador
Natural de Rio do Sul, Evandro André de Souza é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui vários livros e artigos publicados sobre temas relacionados à história do Brasil e de Santa Catarina. Atualmente é coordenador do curso de Licenciatura em História da Uniasselvi.
Autores
- Amílcar D’Avila de Mello (graduado em História pela UFRGS, especialista em Etnolinguística pela UFSC)
- Cesar Augusto Jungblut (graduado em História pela UFRGS, especialista em gestão de EAD pela Uniasselvi, mestre em História Latino-Americana pela Unisinos)
- Edison Lucas Fabricio (graduado em História pela FURB, mestre em História pela UFSC)
- Graciela Márcia Fochi (graduada em História pela UPF, mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille)
- Itamar Siebert (graduado em História pela UFSC, mestre em História pela UFSC)
- Jean Carlos Morell (graduado em Filosofia pela PUC/PR, especialista em gestão de EAD pela Uniasselvi)
- Jó Klainowiski (graduado em História pela UFSC, doutor em História pela UFSC, pós-doutor em História Ambiental pela Udesc)
- Luciane da Luz (graduada em Ciências Sociais e mestre em Desenvolvimento Regional pela Furb)
- Luis Augusto Ebert (graduado em Oceanografia e mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali)
- Paulo Cesar dos Santos (graduado em História pela UFSC, mestre em História pela UFSC)
- Reinaldo Lindolfo Lohn (graduado em História pela UFSC, mestre em História pela UFSC e doutor em História pela UFRGS)
- Silvana Montibeller Burg (graduada em Estudos Sociais pela Univali, graduada em História pela Uniasselvi, graduada em Geografia pela Uniasselvi, especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em supervisão, orientação e direção escolar. Especialista também em gestão na EAD)
- Silvio Luiz Fronza (graduado em História pela Furb, especialista em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares e Gestão Escolar Aupex)
- Thiago Rodrigo da Silva (graduado em História pela UFSC, mestre em História pela UFSC)
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Uniasselvi)
Rádio AL