Assembleia sedia homenagem à Congregação Salvatoriana de Videira
O trabalho realizado pelas irmãs salvatorianas ao longo de 80 anos, em Videira, foi objeto de homenagem na manhã desta quinta-feira (27) na Assembleia Legislativa. A cerimônia ocorreu por iniciativa do deputado Natalino Lázare (PR) e reuniu no plenário da Casa representantes da congregação e lideranças políticas do município do Meio-Oeste de Santa Catarina.
Na ocasião, placas alusivas ao evento foram entregues ao Colégio Imaculada Conceição, representado por Anelisa Derissio Mantoani; e ao Hospital Divino Salvador, representado pelo diretor André Ragnini. Berço do ramo feminino da Congregação Salvatoriana no Brasil, a cidade de Videira deve a criação das duas instituições à ordem religiosa, tendo o colégio iniciado suas atividades no ano de 1937 e o hospital, em 1956.
Em sua manifestação, Natalino Lázare enalteceu os serviços prestados pelas irmãs salvatorianas nas áreas da educação e saúde, destacando que tanto o colégio quanto o hospital são considerados referências de qualidade na região. “Nós, videirenses, nos sentimos orgulhosos pelo trabalho que vocês fazem nestas duas importantes áreas, e sempre com qualidade e competência. Por isso, me sinto honrado em poder prestar esta homenagem, que consolida estes dois grandes projetos.”
Outro a subir à tribuna para declarar agradecimento à congregação foi o prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga. “Quero demonstrar nossa gratidão e reconhecimento à instituição, verdadeira parceira do poder público municipal no atendimento à população videirense.”
Ainda em sua fala, Borga anunciou que a prefeitura também está empenhada em obter, no Ministério da Saúde, o credenciamento do Hospital Divino Salvador como unidade de pronto atendimento em emergência.
O encaminhamento também contou com apoio de Lázare. “Sou parceiro e favorável à ideia. Precisamos realmente fortalecer o hospital, ir em busca de credenciamentos, atendimentos mais aperfeiçoados e de investimentos para procedimentos em média e alta complexidade. Lançamos aqui, junto com essa homenagem, o desafio de buscar força política e estratégica para consolidarmos novos serviços de qualidade para a população de Videira”, disse.
Apoio parlamentar
Em meio à homenagem à Congregação Salvatoriana de Videira outros deputados tomaram a palavra para prestar apoio às instituições de caráter filantrópico.
“Não teríamos esta estrutura em saúde em Santa Catarina se não fossem organizações como as religiosas e filantrópicas. Sei que é uma luta constante para manter estes atendimentos às pessoas, por isso quero me irmanar nessa homenagem. Videira é um exemplo. Que nos unamos pelas causas da educação e da saúde, que são as verdadeiras prioridades da nossa sociedade”, disse José Milton Scheffer (PP).
“Na condição de presidente da Comissão Saúde da Assembleia, promovemos com frequência debates sobre questões como os recursos necessários para a manutenção destas instituições, novos credenciamentos, e sabemos da importância de hospitais como o de Videira. Esse trabalho merece nosso apoio e respeito. Estamos solidários, contem conosco”, afirmou, por sua vez, Neodi Saretta (PT).
Também participaram da solenidade as irmãs salvatorianas Noemi Berlanda e Gema Andreani e o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Videira, Euro Vieceli.
Agência AL