Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/02/2025 - 10h16min

Assembleia sedia exposição com itens pessoais da família imperial brasileira

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

Segue aberta à visitação até o dia 27 deste mês, na Assembleia Legislativa, uma exposição com itens originais pertencentes à família imperial brasileira. A mostra, que acontece no hall de entrada do Palácio Barriga Verde, marca os 200 anos de nascimento do Imperador Dom Pedro II e os 180 anos de sua passagem por Santa Catarina.

No local podem ser vistas cerca de 40 peças, entre medalhas, brasões, taças, talheres, pratos e xícaras de porcelana, de fabricação chinesa e francesa, que pertenceram a integrantes da família imperial brasileira como Dom João VI, Dom Pedro II, Imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel, bem como a outros personagens de destaque na história brasileira, como o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro.

O acervo conta ainda com objetos curiosos, como um tijolo de barro cozido produzido entre os anos de 1875 e 1889 e traz estampado o brasão da família imperial. A distinção teria sido concedida pelo imperador ao proprietário da olaria em retribuição ao seu “empreendedorismo e pioneirismo”. Outro item que desperta a atenção dos visitantes é uma maçaneta em cristal que fazia parte do Palácio de São Cristóvão, residência para a família imperial brasileira.

As cerca de 40 peças expostas são de propriedade do Colégio Catarinense, de Florianópolis, e do advogado e colecionador independente André Luiz Rigo.

De acordo com Rigo, que é autor do livro “A Mesa do Rei. A Porcelana de Dom João VI, Rei de Portugal, Brasil e Algarves”, a mostra  visa promover o conhecimento sobre este período da história brasileira.

“O objetivo desta exposição é que, por meio destes objetos, os visitantes possam conhecer e entender um pouco mais sobre a história do Brasil, e qtambém apreciar as artes da mesa e decorativos daquela época.”

Alexandre Back
Agência AL

Voltar