08/04/2010 - 10h44min
Assembleia sedia Encontro Regional de Economia Solidária de Florianópolis
“Pelo direito de produzir e viver em cooperação de maneira sustentável” é o tema do II Encontro Regional de Economia Solidária, que está sendo realizado nesta quinta-feira (8), no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. Etapa preparatória para a II Conferência Estadual a realizar-se no município de Lages, em junho, o evento contou com a presença de representantes de diversas entidades, entre as quais o Centro Cultural Escrava Anastácia, a Ação Social Arquidiocesana e o Fórum Regional de Trabalho e Emprego.
O Legislativo foi representado pelo recém-criado Fórum Parlamentar Permanente de Economia Solidária, presidido pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Segundo o parlamentar, o objetivo é buscar mais qualidade de vida para os catarinenses e contribuir para o avanço dos debates referentes à questão.
A discussão sobre o papel da economia solidária no país ganhou força em 2004 com a criação da Secretaria Nacional, subordinada ao Ministério do Trabalho e Emprego. Em Santa Catarina, a primeira conferência regional foi realizada em 2006. Para a edição deste ano, três eixos temáticos estão sendo abordados, de acordo com Fernando Anísio Batista, um dos organizadores do encontro. “Vamos discutir basicamente os avanços, limites e desafios da Economia Solidária, aspectos de Direito e formas de organização econômica e também prioridades e estratégias de atuação”. (Rossana Espezin/Divulgação Alesc)