Alesc recebe secretário de Educação de Sobral, destaque na área, no Brasil
Destaque pelos melhores índices de acesso e qualidade de educação no Brasil, a cidade de Sobral, no Ceará, lidera o ranking específico de qualidade da educação, estando em primeiro lugar dentre 410 cidades. O próximo município do Nordeste na lista, a cidade de Teresina, no Piauí, ocupa a 87º posição.
Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios de 2023, feito pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall.
Para falar sobre esse exemplo de qualidade na educação, a Assembleia Legislativa convidou o secretário Municipal de Educação de Sobral, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, na noite desta terça-feira (16). A iniciativa foi do vice-presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Mário Motta (PSD).
Mário Motta declarou que “tudo o que pudermos aprender, receber de orientação do que foi feito em Sobral, ao longo de quase 30 anos, é de extrema importância para Santa Catarina. Neste tempo, oito prefeitos foram substituídos, e mesmo assim, a prioridade na educação, o desenvolvimento de projetos que priorizam o professor, a meritocracia na avaliação do trabalho, o acompanhamento dos alunos em suas casas, a garantia no fornecimento de refeições, entre tantos outros pontos é um grande exemplo”.
O parlamentar falou, ainda, sobre a garantia de vagas para filhos de alunas do ensino médio que engravidam. Nesses casos, a criança, mesmo antes de nascer, tem garantida a sua matrícula numa creche. Segundo o secretario de Educação, nos últimos anos, 157 alunas que engravidaram, têm as vagas dos filhos garantidas, como também recebem um enxoval. Isso é uma preocupação para que não haja evasão escolar por parte dessas alunas.
Mário Motta pontua que, “embora essa seja apenas uma das pautas, o que mais me chama a atenção é a valorização do trabalho dos professores, trabalhada em cima de pontuações que seguem o domínio do conhecimento por parte das crianças. São experiências que funcionam bem há tantos anos, não só no caso de Sobral, mas de outras cidades do Norte e Nordeste do Brasil, como é o caso de Teresina, no Piauí, de Pocaripe, no Pernambuco, nós gostaríamos de ter acesso e conversar com quem tem conhecimento sobre o assunto”.
Como Sobral se destaca na qualidade de ensino
Sobral é a cidade número 1 do país em um ranking que mede as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens dos municípios brasileiros, em termos de acesso à educação básica. Esta é a quarta vez seguida em que o município cearense ocupa a colocação. A repetição de resultados chama atenção, assim como outras cidades que o acompanham - neste ano, o município de Cruz empata no 1º lugar.
Os indicadores atuais aqui se baseiam em levantamentos até ano de 2019, portanto, sem considerar o tempo de pandemia - cujo olhar os índices futuros dirão. Mas há uma consistência de números que ainda protagonizam o Ceará. O município alcançou as seguintes notas no Ioeb nos últimos anos (os resultados são divulgados a cada dois anos): 6,1 em 2015; 6,2 em 2017; 6,6 em 2019 e; 6,7 em 2021.
O Secretário de Educação de Sobral diz que o resultado do município se deve a um trabalho consistente em vários pilares da educação, bem como o empenho dos profissionais envolvidos.
“É um motivo de muita honra para todos nós esse resultado. Ao mesmo tempo, é de muita responsabilidade. É a continuidade de um trabalho que tem duas décadas e meia. Desde 1997, Sobral tem feito reformas profundas na sua política educacional, que fez o município superar desafios”, afirma o gestor.
O secretário aponta entre os pilares a seleção pública de profissionais, mediante melhores resultados; a política formação continuada de professores, para a qual existe uma escola que oferece qualificação o ano inteiro; e as políticas de valorização do magistério, não só para o acompanhar o desempenho do professor, como criar mecanismos de valorização do seu trabalho.
"Criamos mecanismos para, ao chegar em sala, o professor tenha meios para oferecer uma aula de muita qualidade”, reforça o secretário Herbert Lima.
Para Herbert Lima Vasconcelos, o município de Sobral tem implementado uma reforma educacional bastante importante nesses últimos 28 anos, em que alguns pilares foram fortalecidos ao longo do tempo. Entre eles, o secretário destaca o fortalecimento da gestão escolar, processos meritocráticos técnicos para a seleção de professores e coordenadores, capacitação e educação continuada, assim como uma política voltada ao aprimoramento das práticas dos professores em sala de aula.
“Nós queremos uma escola de formação continuada de professores, materiais didáticos estruturados e um sistema de avaliação e monitoramento que coleta as evidências do desenvolvimento cognitivo das crianças e atrela isso a uma política de reconhecimento, de valorização com os profissionais do magistério, fazendo o pagamento de premiações, de bonificações, de incentivo para valorizar e ao mesmo tempo incentivar os professores para o bom resultado de aprendizagem dos estudantes.”
Esse trabalho tem impactado de maneira significativa a permanência das crianças nas escolas, não só com índices de frequência, de assiduidade, de presença, mas sim a oferta de um ensino público que garanta o desenvolvimento cognitivo da criança, a excelência acadêmica, o processo de alfabetização que precisa ser consolidado na idade certa, especialmente aos seis, sete anos.
“Essa é uma diferença bastante significativa e depende de um fator que é preponderante, que é a liderança e ao mesmo tempo a decisão política de tomar medidas importantes no campo técnico e ao mesmo tempo fortalecer a política educacional do município”.
Sobral como modelo para Santa Catarina
A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, deputada Luciane Carminatti (PT) falou sobre a importância de Santa Catarina conhecer o trabalho de destaque da Secretaria de Educação de Sobral e implementar o que for possível para que o estado também tenha garantida a educação de qualidade e a diminuição da evasão escolar.
“Em 2020, antes da pandemia, nós criamos um Fórum aqui no estado das comissões de educação e estava acertado que faríamos uma visita ao município de Sobral para trazermos sua experiência. Com a pandemia, tudo foi cancelado, mas a ideia é retomar a visita desse Fórum ao Ceará. Os patamares de alfabetização, de formação continuada, de valorização do professor e de gestão democrática de educação devem ser estudados. Eu sempre digo que modelos não servem para todos os estados e municípios, mas precisamos aprender com quem está fazendo educação com perspectivas positivas. Então, me parece que é muito bom ouvir, aprender e, também, levar as nossas demandas de Santa Catarina.”
Rodrigo Minotto (PDT), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, exaltou o trabalho do secretário municipal de Educação de Sobral lembrando a estruturação da educação no município, que iniciou na década de 1990. “Nos enche de orgulho saber que é a partir da educação que a gente consegue transformar a vida das pessoas. Sobral está servindo de exemplo não só ao Brasil, mas ao mundo”.
A vice-reitora da Udesc, Clerilei Aparecida Bier, falou sobre as dificuldades das universidades públicas estaduais que, por não terem uma lei orgânica, perdem autonomia de acordo com as mudanças governamentais. "Nós, universidades estaduais temos isso como premissa a ser discutida. Estamos organizando uma lei orgânica para que possamos gozar verdadeiramente da nossa autonomia. Em julho teremos um seminário, sediado pela Udesc, para debater a importância da autonomia universitária e os percentuais orçamentários disponíveis para as universidades estaduais".
O deputado Napoleão Bernardes (PSD) acredita que colocar temas além de questões político-partidárias seja o sucesso da educação em Sobral. “O município de Sobral dá um testemunho ao Brasil de que as boas políticas públicas, institucionalizadas, longevas, sem o câncer da descontinuidade administrativa por questões políticas, e colocando a política com p maiúsculo, como política de estado, como política pública de referência, é um segredo de sucesso. Eu parabenizo a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti, ao deputado Mario Motta, vice-presidente da comissão e proponente dessa importante iniciativa. O segredo das nações mais prósperas do mundo foi o investimento na Educação Básica com alta qualidade. A partir daí, atingimos um pressuposto que, para mim, é o pressuposto da dignidade da pessoa humana, que é a igualdade de oportunidades, para que todos aqueles que sonham, desejam, possam realizar e atingir em plenitude seus ideais”.
AGÊNCIA AL