Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/11/2023 - 16h59min

Assembleia recebe mostra do Programa Defesa Civil na Escola

Imprimir Enviar
Exposição foi lançada na Assembleia Legislativa e está aberta até o dia 23
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Até o próximo dia 23, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho do Palácio Barriga Verde recebe a mostra institucional em comemoração aos 10 anos do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE), desenvolvimento pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Para marcar a abertura da exposição, o secretário responsável pela pasta, Coronel Armando, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (14).

Na mostra, o público pode conferir a evolução do programa, as atividades desenvolvidas nas escolas, com foco na atuação compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto à comunidade escolar. Na exposição, também é possível conferir trabalhos pedagógicos desenvolvidos por meio do PDCE.

“É uma honra estar presente nesse evento que comemora os 10 anos de um programa importante na formação da cultura da prevenção em nosso estado”, comentou o secretário.

Segundo ele, o PDCE atende estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Ele teve início na forma de um projeto-piloto desenvolvido em escolas de Rio do Sul, Xanxerê e Criciúma, com 150 alunos e 15 professores. Em 10 anos, já foram 38 mil alunos atingidos em 209 municípios, 643 escolas e 625 professores. A meta da Defesa Civil estadual é chegar a 100 mil estudantes.

“Com o programa, a Defesa Civil se insere na educação do estado, formando pessoas que vão influenciar nas ações de defesa civil que estão ligadas à proteção da vida, a evitar perdas financeiras”, disse o secretário. “É um programa exitoso, que se tornou referência no Brasil e é copiado por outros estados.”

Coronel Armando pediu o apoio da Alesc para transformar em lei o programa. “Com isso, todas as escolas poderão incluir o programa em seus currículos, de forma que a gente possa atingir mais pessoas. Queremos chegar aos 295 municípios do estado”, declarou.

O secretário parabenizou os técnicos da Defesa Civil que são responsáveis pelo desenvolvimento do programa, que foram aplaudidos. Ele também agradeceu a Assembleia pela doação de recursos financeiros do orçamento do Legislativo para ações da Defesa Civil.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar