Parlamento promove semana da árvore com atividades para estudantes
A Assembleia Legislativa promove desta segunda-feira (21) até quarta-feira (23) atividades em comemoração à Semana da Árvore. Uma programação especial com oficinas de arte e teatro será oferecida crianças de 6 a 10 anos em um espaço montado no hall do Palácio Barriga Verde, sede do Parlamento estadual. Durante os três dias de atividades, cerca de 900 alunos da rede pública, estadual e municipal, devem participar. O objetivo é trabalhar o conceito de sustentabilidade e mostrar a importância da preservação das árvores e dos recursos naturais.
O deputado Gean Loureiro (PMDB) assistiu à primeira apresentação de teatro junto com os estudantes. Como presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia, ele afirmou que o objetivo de trazer as crianças é para que elas disseminem em suas famílias a consciência ambiental.
"Acho que é uma oportunidade impar de poder, primeiro aproximar a sociedade da Assembleia Legislativa para que possa entender o objetivo que nós temos de criar leis que protejam o meio ambiente; e, em segundo lugar, de uma maneira diferente, comemorar o Dia da Árvore trazendo as crianças para, através da diversão, proporcionar educação ambiental", pontuou o deputado.
Atrações
A companhia de teatro Turma do Papum fará apresentações diárias durante o evento. A esquete discute a importância da preservação por meio da aventura de dois caçadores de histórias que encontram um grande livro de fábulas na floresta.
A oficina de desenho e pintura é ministrada pelo artista plástico Augustin de Lassus. A partir das habilidades próprias das crianças, ele quer estimular o desenvolvimento criativo com o uso de lápis e tintas guache.
Já o artista Tito Mancilla, que coordena a oficina de reaproveitamento de materiais recicláveis, pretende fazer uma construção coletiva com as crianças. O objetivo é montar uma árvore com 450 garrafas pet doadas pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap). "Vai ser uma construção que vai ter um pouquinho de cada aluno. Ela vai ser, assim como a sociedade, feita de um pedacinho de cada um", destacou Mancilla.
Ana Carolina Buss Costa, 10 anos, aluna do quarto ano do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, participou da atividade de reciclagem. Ela considera importante a preservação do meio-ambiente. "Quem suja o meio ambiente não está fazendo mal só para os outros, está fazendo mal para a sua própria vida", disse.
A programação prevê a apresentação da peça da Turma do Papum entre as oficinas de desenho e de reaproveitamento. Com duração de 30 minutos, ela será apresentada tanto na parte da manhã quanto à tarde, assim como as oficinas. As crianças que participam das atividades levam para casa um gibi educativo que reforça os conceitos da importância da preservação com passatempos, brincadeiras e curiosidades sobre as árvores nativas de Santa Catarina.
Agência AL