Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/06/2013 - 17h24min

Assembleia promove lançamento do livro “Os olhos do Jacaió”

Imprimir Enviar
Lançamento do livro "Os olhos do Jacaió", de Jairo Ferreira Machado. Foto: Lucas Diniz

Em noite literária, o médico e escritor Jairo Ferreira Machado lança sua mais recente obra: “Os olhos do Jacaió". O evento, a ser realizado na noite de hoje (14), no Hall da Assembleia Legislativa, promete reunir amigos, familiares e convidados para prestigiar o lançamento. Segundo o autor, o que era para ser simplesmente um “conto”, transformou-se num romance de 296 páginas fazendo um resgate ficcional da história, através da análise do comportamento, das emoções e das lutas internas dos personagens.

De acordo o autor, Jacaió é o apelido dado por ele a um pássaro sobrevivente da região da mata em Minas Gerais, onde nasceu. “Trata-se do pássaro jacamaralcyon tridactyla, em extinção. Fato que só tomei conhecimento quando terminei de escrever o romance e fui procurar sua fotografia no site wikiaves para postá-la no livro com o intuito de saber quem é o tal jacaió”, explica.

O autor destaca que o pássaro jacaió foi testemunha principal das aventuras de dois adolescentes, Edu e Tami, ali pelos idos de 1940, alguns anos antes e já no decorrer da segunda guerra mundial, quando o principal personagem do livro, Edu, e outros jovens foram convocados para a guerra. “Se eles foram ou não para a guerra, você só saberá lendo o livro. Esse é o resgate de um passado longínquo, feito nas asas da fantasia sexual dos tempos atuais, cheio de aventuras e implicações de uma guerra, a segunda guerra mundial”, acrescenta.

Currículo
Natural de Minas Gerais, Jairo Ferreira Machado nasceu em 12/07/1943 em Recreio (MG). Fez faculdade federal no Rio de Janeiro, morou no Paraná e reside há vinte anos em Florianópolis. Formado em medicina, é escritor, contista, poeta, peregrino.

Atualmente possui as Publicações Livros: Educação para a Saúde I, Educação para a Saúde II (para adolescentes), Meninos e Poemas, Chuva de Estrelas (livro on-line sobre o Caminho de Santiago de Compostela) no site www.amigosdocaminho.com.br

Obras a serem publicadas:
Contos e Encantos da Vida
Georgolio (romance poético)
A Lenda do Homem Dourado
Os Caminhos Nossos de Cada Dia (biografia de um tempo)

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar