Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/08/2015 - 13h11min

Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social é homenageada

Imprimir Enviar
Grupo Som da Vida é um projeto desenvolvido nos núcleos da Aebas FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

Os 60 anos de fundação da Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social (Aebas), celebrados na noite desta terça feira (18), foi marcado por uma sessão especial na Assembleia Legislativa. Solicitada pelo deputado Ismael dos Santos (PSD) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares, a solenidade resgatou a trajetória da entidade, em homenagem aos inúmeros trabalhos voluntários realizados em diferentes áreas ao longo desses anos. Com foco na assistência social, saúde e educação, a Aebas realiza suas ações de forma participativa e qualificada na região metropolitana de Florianópolis visando, permanentemente, o resgate e a construção da cidadania.

Ao prestigiar a sessão, o presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD), falou sobre a importância do voluntariado, destacando que não existe trabalho social sem a ação de pessoas solidárias. Não ocasião, Merisio destacou que o Parlamento reconhece não apenas o trabalho da entidade, mas das pessoas que fazem este trabalho acontecer.

Já o deputado Ismael enfatizou que a merecida homenagem mostra a caminhada de uma instituição que, com uma visão avançada, conseguiu com determinação alcançar seus propósitos fazendo o bem. Segundo o parlamentar, a iniciativa gera inúmeras sementes, que se multiplicam de forma voluntariada na esperança de produzir mudanças na nação. “O que vemos é um trabalho voluntariado, de pessoas que de maneira espontânea estendem a mão para aqueles que estão na periferia à margem da sociedade”, frisou.

Em nome dos homenageados, o médico geriatra Vanir Cardoso, que lidera os projetos na área da saúde na instituição, falou sobre a honra de receber a homenagem. Ele ressaltou que a iniciativa é o primeiro passo para o voluntariado. “Já percorremos um grande caminho, mas ainda somos jovens no quesito voluntariado, ainda temos muito para fazer e crescer. Acreditamos no terceiro setor, e é a partir daí que temos que devolver para a sociedade o que recebemos”, pontuou.

Já a presidente da instituição, Abgail Maciel, enfatizou que as conquistas adquiridas até hoje são motivos para comemorar e estimular para que o trabalho se fortaleça. “Em 60 anos muitas vidas se transformaram para melhor por conta da Aebas. É com este propósito que buscamos a cada ano, junto aos nossos associados, trabalhar para que as estratégias previstas pela entidade possam se concretizar e beneficiar as pessoas. Com 600 associados e o trabalho voluntário, hoje atendemos 300 crianças, entre seis e 15 anos”, informou.

Cada homenageado recebeu uma placa simbólica do Poder Legislativo em reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade, o grupo Som da Vida fez uma apresentação com a execução de músicas feitas pelo coral, acompanhadas pela orquestra de flauta doce, divididas em quatro vozes: flauta sopranino, flauta soprano, flauta contralto e flauta tenor. O grupo é um projeto musical desenvolvido nos núcleos da Aebas.

Já o projeto “Cantando nossa história”, iniciado em 2011, realiza o resgate de músicas folclóricas, infantis e populares das etnias portuguesa, alemã e italiana, as quais permitiram um mergulho na cultura e na língua destas etnias que juntas contribuíram para a formação das comunidades. 

Homenageados

  • Abgail Maciel - Representando a Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social
  • Ciro Ainbire de Moraes Santos – Representando o Grupo de Orcali Serviços de Segurança
  • Günther Pfeiffer – Representando a Associação Kindernothilfe
  • Maria Conceição Bernardino Guimarães - Representando o Grupo de Senhoras Voluntárias da Aebas
  • Pastor Joel Vieira da Silva – Representando a Igreja Presbiteriana de Florianópolis
  • Pastor Carlos Otávio Scheidt – Representando a Igreja Fonte de Vida
  • Fritz Gerhard Gohring – Representando a Comunidade Luterana do Centro de Florianópolis
  • Waldenir Marcus – Representando o Grupo de Ação Diaconal
  • Pastor Wilhelm Sell – Representando a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Palhoça
  • Walter Cruz – Representado a Empresa Jotur
  • Rubens Miguel de Souza – Representando os Fundadores da Aebas
  • Dulcinéia Antunes da Silva – Representado os funcionários com mais tempo de serviço
  • Walery Maciel – Representante os projetos de ação social e educação da Aebas
  • Tânea Marli Wasseberg – Representante dos projetos de educação da Aebas
  • Dr. Vanir Cardoso – Representante dos projetos de saúde da Aebas
  • Orlando Lima Coutinho – Representando todos os presidentes da Aebas de 1989 a 2007
  • Carlos Oswaldo Farias – Representando os conselheiros da Aebas
  • Arlindo Alves Torres – Representando os voluntários
Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar