Assembleia participa de missão que oficializará importação de carne suína
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina participa da comitiva catarinense que participará, na próxima sexta-feira (28), da oficialização da importação de carne suína produzida no estado pelo Japão. Os membros da comitiva, que é liderada pelo governador Raimundo Colombo (PSD), chegaram a Tóquio na tarde desta quarta-feira (26).
O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) representa o Parlamento catarinense na missão ao Japão. Para ele, a cerimônia da próxima sexta-feira vai coroar um trabalho iniciado há cerca de 30 anos, com várias ações desenvolvidas pela iniciativa privada e pelo poder público na conquista desse novo mercado consumidor.
“Nossa presença no Japão visa demonstrar o nosso interesse, do poder público e das indústrias, de assegurar a qualidade do produto catarinense e assegurar o nosso status sanitário, para um mercado estável, seguro e muito qualificado”, disse o deputado.
Sopelsa acredita que as vendas para o mercado japonês devem trazer ganhos para toda a cadeia da suinocultura no estado. A expectativa é comercializar cortes de suínos, agregando maior valor aos negócios. “Muitos produtores atuam de forma integrada com as agroindústrias. Se a indústria tem uma lucratividade maior, esperamos que ela passe parte desse lucro para os produtores”.
Inicialmente, oito frigoríficos catarinenses estão autorizados a exportar carne de porco para o Japão. A expectativa do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, é de que, em uma primeira etapa, Santa Catarina responda por 10% desse mercado, ou seja, cerca de 120 mil toneladas. O montante representaria um ganho da ordem de 60% nos embarques de carne suína de Santa Catarina para o exterior.
Segundo dados do governo estadual, Santa Catarina é o maior produtor brasileiro de carne suína, com uma produção anual de aproximadamente 800 mil toneladas e é o único estado brasileiro livre de aftosa sem vacinação. (com informações de Nara Cordeiro, da Rádio AL Online)