Assembleia Legislativa terá 13 novos deputados na próxima legislatura
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina terá uma renovação de 32,5% na próxima legislatura, eleita neste domingo (5), com posse marcada para 1º de fevereiro do ano que vem. Dos 40 eleitos, 13 vão ocupar pela primeira vez uma cadeira de deputado estadual.
Milton Hobus (PSD), Gean Loureiro (PMDB), Leonel Pavan (PSDB), Vicente Caropreso (PSDB), Gabriel Ribeiro (PSD), João Amin (PP), Ricardo Guidi (PPS), Mário Marcondes (PR), Rodrigo Minotto (PDT), Natalino Lazare (PR), Patrício Destro (PSB), Claiton Salvaro (PSB) e César Valduga (PCdoB) serão os novatos na próxima legislatura.
A votação deste domingo manteve o PSD e o PMDB como os partidos com as maiores bancadas, como acontece na atual legislatura. O PMDB terá dez cadeiras a partir de 2015, seguido do PSD, que passou de sete para nove parlamentares. O PT, embora tenha perdido duas vagas na Assembleia (atualmente, sua bancada tem sete deputados), seguirá como o terceiro maior partido, com cinco parlamentares.
PP e PSDB terão o mesmo número de parlamentares na legislatura 2015-2019: quatro deputados cada. As duas legendas perderam uma cadeira cada na comparação com a atual legislatura. Democratas (DEM), PCdoB e PPS mantiveram o mesmo número de cadeiras para o próximo mandato.
Três partidos sem representação na atual legislatura elegeram deputados para 2015. O PR e o PSB fizeram duas cadeiras cada. O PDT, que até o ano passado tinha uma vaga e ficou sem representante com a ida de Sargento Amauri Soares para o PSol, conseguiu eleger um parlamentar para a próxima legislatura.
Queda na representação feminina
A bancada feminina perderá cadeiras para a próxima legislatura. Atualmente, são cinco as mulheres deputadas na Assembleia Legislativa. A partir de 1º de fevereiro de 2015 serão quatro, todas já com mandato na Casa: Ana Paula Lima e Luciane Carminatti, ambas do PT, Dirce Heiderscheidt e Ada De Luca, do PMDB.
Votações
Nas eleições deste domingo, Gelson Merisio (PSD) fez a maior votação entre os candidatos a deputado estadual. Reeleito para seu quarto mandato, o representante de Xanxerê e do Oeste Catarinense fez 119.280 votos. Seu correligionário José Nei Ascar (PSD), representante do Sul, ficou em segundo, com 72.790 votos. O candidato eleito com menos votos foi Cleiton Salvaro (PSB), representante de Criciúma e do Sul do estado, com 14.896.
Confira, em ordem alfabética, a composição da Assembleia para o período 2015-2019 (para download em PDF, clique aqui e aqui)
Agência AL