Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/10/2012 - 12h03min

Assembleia Legislativa recebe representantes do Parlamento Europeu

Imprimir Enviar
Delegação Parlamentar Européia em visita à Assembleia Legislativa

Cumprindo visita de três dias a Santa Catarina e ao Distrito Federal, representantes do Parlamento Europeu estiveram na manhã de hoje (29) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A vinda dos europeus tem o objetivo de incentivar a retomada das negociações para um acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
Formado por cinco deputados (dois espanhóis, um francês, um italiano e uma portuguesa) e pela embaixadora da União Europeia no Brasil, o grupo foi recepcionado pelo deputado Reno Caramori (PP). Em sua fala, Caramori apresentou aos parlamentares europeus um panorama da economia catarinense, destacando suas potencialidades e deficiências, principalmente no setor de infraestrutura viária. “Temos muito interesse em intensificar o comércio com o bloco europeu, mas também no intercâmbio cultural, tendo em vista que o povo catarinense tem uma ligação muito forte com a Europa”, disse.

Novas oportunidades
Deputado do Parlamento Europeu e presidente da Delegação para as Relações com os Países do Mercosul,  o espanhol Luís Yáñez-Barnuevo García afirmou que a crise econômica por que passa a Europa não tem impedido que o bloco negocie acordos comerciais e parcerias estratégicas com diversos países e regiões do mundo. Ele destacou que o Parlamento Europeu, composto por 754 deputados eleitos nos 27 estados membros da União Europeia, é uma das principais instâncias de diálogo político, comercial e de cooperação com outros países, uma vez que possui poder deliberativo sobre 95% dos temas.
De acordo com García, a liberalização do comércio entre os dois blocos de países geraria o maior mercado consumidor do mundo, com aproximadamente 800 milhões de pessoas. “Há muita flexibilidade sobre o tipo de acordo que poderemos construir. Com o Mercosul já iniciamos as conversações para o estabelecimento de um tratado, que pode ser um estímulo para a geração de emprego e renda para europeus e sul-americanos”, disse.
Amanhã a delegação será recebida na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). (Alexandre Back)

Voltar