24/10/2009 - 09h00min
Assembleia Legislativa promove solenidade para os cirurgiões dentistas
Dentista de profissão, o deputado Dagomar Carneiro (PDT) marcou a sessão especial em comemoração ao Dia do Cirurgião Dentista, na noite da última sexta-feira (23), com a entrega aos representantes da categoria de cópia do projeto de lei aprovado que inibe o exercício ilegal da profissão. O deputado é autor da proposta que aguarda a sanção do governador para ser transformada em lei estadual.
A sessão especial, também proposta por Dagomar, teve ainda entrega de placas de homenagem a uma entidade e três profissionais que se destacaram na atividade. Foi agraciada com o reconhecimento do Poder Legislativo a Associação Brasileira de Odontologia do Alto Vale do Itajaí, fundada em 1969, pelo desempenho na defesa de trabalho ético e responsável e incentivo a projetos e campanhas na defesa da odontologia e na valorização do cirurgião dentista. Com medalha de honra ao mérito foi homenageado João Carlos Caetano, especialista em saúde pública, mestre e doutor em odontologia social e que coordena a divisão de saúde bucal da Secretaria de Estado da Saúde.
A medalha também foi concedida ao deputado licenciado e secretário de Estado da Saúde, Luiz Eduardo Cherem (PSDB), representado na solenidade pelo senhor José Nazareno Gil. Dado Cherem, como é conhecido, é graduado em odontologia, tem pós graduação em traumatologia buço-maxilo-facial, e se destacou com a implantação de 22 Centros de Especialização Odontológica no estado. Uma medalha de honra ao mérito odontológico in memoriam foi concedida a professora e doutora Diná Carazzai Condeixa, representada por seu esposo Ibere Pires Condeixa. Mestre em odontologia, Diná foi uma das idealizadoras do curso de graduação na área da Univille, em Joinville, onde também exerceu o cargo de presidente do conselho de ética em pesquisa.
O propositor da sessão especial que homenageou os profissionais fez menção a evolução da profissão em materiais, tecnologias e qualificação constante do cirurgião dentista. “Com certeza os catarinenses e todos os demais brasileiros podem dizer que hoje possuem um sorriso mais bonito. Isso é uma demonstração que muitas iniciativas apresentaram resultados positivos, como a redução nos índices de cárie na população, que é efeito de um trabalho preventivo do profissional, destacou Dagomar Carneiro”.
Manifestações
Representantes de entidades dos profissionais da odontologia destacaram diversos aspectos do exercício da profissão. A presidente da Academia Catarinense de Odontologia, Rosita Dittrich Viggiano, comentou que prestigiar os órgãos representativos da classe promove a união, fundamental para alcançar metas e objetivos que melhorem a qualidade do trabalho prestado à população. “Precisamos nos valer também do trabalho político que produza efeito positivo nos serviços, impulsionando mudanças, inovando programas, construindo conhecimentos”. Na oportunidade, Rosita entregou uma publicação da Academia ao deputado Dagomar Carneiro.
Em nome dos homenageados, João Carlos Caetano disse que a entrega da medalha de honra ao mérito traduz o reconhecimento ao trabalho dos cirurgiões dentistas em prol da saúde coletiva. Segundo ele, foram pessoas que ao longo dos anos se dedicaram a construção de um modelo capaz de reverter a tendência da prática odontológica em se paralela aos demais serviços de saúde. “Me orgulho pelo atual momento em que se está construindo uma nova ordem em relação à saúde bucal e este conceito tem em sua essência a idéia de inclusão social”
O presidente do Conselho Regional de Odontologia/SC, Sidnei José Garcia, demonstrou entre tantas situações, a sua preocupação com práticas que significam a descontinuidade nos serviços de saúde bucal, principalmente em municípios que interrompem os serviços tão logo vencem os contratos dos profissionais da saúde bucal. Em seu discurso comentou diversos pontos que são preocupantes ao profissional: desvio de verbas de programas sociais de odontologias, a presença de cirurgiões no mercado de trabalho que sequer estão inscritos nos CROs e processos de escolha de profissionais sem concurso público.
Prêmio ABO
Nadia Maria Fava, presidente da Associação Brasileira de Odontologia/SC, destacou a realização, na última semana, do 4° Congresso Catarinense de Odontologia, com grande número de participantes que vieram em busca de atualização. Na ocasião, a presidente da ABO/SC anunciou o lançamento do prêmio UniABO em excelência odontológica. A apresentação da comenda foi feita por Norberto Francisco Lubiana, que informou que a entidade está ligada a 84 cursos com objetivo de aperfeiçoamento em todas as especializações reconhecidas pelo conselho de odontologia. “Nestas escolas são realizadas monografias de finais de cursos e outras produções acadêmicas e científicas. Para estimular ainda mais a qualidade desta produção foi criado o prêmio ABO, que será conquistado pelo melhor trabalho nas áreas clínica e de pesquisa, com etapas nos estados e depois uma final nacional”, explicou. (Scheila Dziedzic/Divulgação Alesc)