Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/08/2013 - 10h10min

Assembleia Legislativa participa do Seminário Mercosul Cidadão

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, Joares Ponticelli (PP), durante a abertura do seminário, em Chapecó. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Chapecó, na região Oeste catarinense, sediou na noite desta quarta-feira (21), a solenidade de abertura do maior evento do Mercosul já realizado fora de capitais do Brasil e dos países membros do bloco econômico. O seminário Mercosul Cidadão, que acontece até quinta-feira (22), é promovido pela União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), em parceira com a Prefeitura de Chapecó e Assembleia Legislativa de Santa Catarina e tem por finalidade debater a cidadania no Mercosul. Os deputados Joares Ponticelli (PP), Kennedy Nunes (PSD) e Edison Andrino (PMDB) participaram da cerimônia.

Com as dependências do Centro de Eventos Plinio Arlindo de Nês lotadas, autoridades e a sociedade civil, entre elas inúmeros representantes da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile, prestigiaram o evento que deu inicio as suas atividades com a apresentação do grupo de Corpo de Baile da Escola de Artes e da Orquestra Sinfônica, ambos de Chapecó, com destaque para a palestra “Estatuto da Cidadania do Mercosul”, proferida pelo alto representante-geral do Mercosul, Ivan Ramalho.

Na condição de anfitrião, o prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori (PP), destacou, em seu pronunciamento de boas-vindas aos participantes, a satisfação de atribuir ao município durante os dois dias de atividades, o título de Capital do Mercosul. “Além da troca de experiências entre os países, a iniciativa possibilita às pessoas conhecer e saber ao certo como o Mercosul atua e seus reflexos na vida do cidadão. O Mercosul não se restringe apenas às relações diplomáticas, mas à relação entre as pessoas”, destacou.

Ao considerar o evento oportuno para que legisladores e representantes da sociedade civil dos países membros do Mercosul apresentem ideias inerentes à cidadania do Mercosul, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), definiu o seminário como forma de humanizar o bloco comercial. “Quero transformar o Mercosul em “Mercosul Cidadão”, onde se possa discutir todos os assuntos debatendo todas as politicas e assim fortalecer a integração plena dos países que compõem o Mercosul. A realização do evento em um município do interior já apresenta os indícios de mudanças. Ações como essa deixam de lado o velho debate técnico e trazem para atualidade o debate direto com a vida do cidadão”, frisou.

Já o presidente do Bloco Brasileiro da UPM, deputado Kennedy Nunes (PSD), explicou que a proposta do Mercosul Cidadão é sair dos balancetes, números e do financeiro que até o momento englobavam o debate no Mercosul. Segundo o parlamentar, o debate do bloco sai do contêiner e passa a ser direcionado ao cidadão. “Vamos ver durante as oficinas, em diferentes painéis formas de modificar, as formas de lidar com o Mercosul negócio e abordar os aspectos que envolvem as pessoas que fazem o Mercosul, entre eles a questão da interação via terrestre entre as  pessoas que vivem nos países do Mercosul”, salientou.

Na avaliação do presidente da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, o deputado estadual do Rio Grande do Sul Miki Breier (PSB), o seminário oferece muito mais do que um debate sobre as questões comerciais,  como o corredor bioceânico. “Estamos aqui para aprofundar o debate sobre a importância do patriotismo do homem e da mulher em qualquer um dos países que integram o Mercosul abrangendo assim a qualidade de vida”.

Palestra
Com uma vasta experiência por ter acompanhado de perto várias negociações do relativas ao Mercosul, o economista Ivan Ramalho destacou que o “Estatuto da Cidadania do Mercosul” é o tema mais relevante que o bloco tem, sendo que, há 20 anos, quando iniciou suas atividades com o comércio, o foco era o crescimento das exportações e importações.

“Começamos com algo em torno de 5 bilhões de dólares e hoje já estamos em cerca de 60 bilhões. Essa questão comercial, que é fundamental para o Mercosul, está consolidada, porém atualmente o que precisamos trabalhar mais é com a questão da cidadania. Questões como o quê o Mercosul pode e deve fazer em benefício ao cidadão do Brasil e países que integram o Bloco”, ressaltou.

Na ocasião, o atual responsável pela interlocução com os negociadores externos, como empresários, países fora do bloco, universidades e demais interessados em aproximação com o grupo, informou que muitas iniciativas já foram tomadas e outras serão abordadas no seminário. “Hoje, o Mercosul, diferente do que muitos acreditam, vem crescendo, expandindo suas atividades comerciais e sociais, com o apoio de inúmeros grupos tratando de diferentes temas decorrentes da cidadania. Nossa intenção é divulgar cada vez mais o que o Mercosul tem, além do comércio exterior entre os países”, observou.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar