Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/08/2013 - 01h19min

Assembleia Legislativa participa do 15º Congresso da Acaert

Imprimir Enviar
Roberto Cabrini abordou a importância do jornalismo investigativo durante o evento. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina participa do 15º Congresso da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), realizado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O evento reúne desde quarta-feira (7) profissionais de rádio e televisão de todo o estado, sob o tema “Cliente: a nossa melhor mídia – O poder do telespectador, ouvinte e anunciante”.

O Parlamento catarinense mantém no local um espaço para divulgação das atividades desenvolvidas pela Casa. O presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP), participou da abertura do congresso, na noite de quarta-feira, e foi um dos debatedores da palestra do jornalista Roberto Cabrini (SBT), considerado um dos principais repórteres investigativos do país.

Segundo o presidente da Acaert, Pedro Peiter, o principal objetivo do congresso é trazer para os profissionais as novas tecnologias de rádio e televisão, além de discutir como esses meios de comunicação devem se preparar para as mudanças na sociedade. “Temos que nos preocupar com essa juventude que está nas ruas, se manifestando, mostrar a eles que existe o rádio, a televisão. Afinal, eles são clientes, telespectadores e anunciantes”, disse.

Para Joares Ponticelli, a participação do Parlamento no congresso da Acaert reforça a parceria entre o Poder Legislativo e os meios de comunicação. “Nós precisamos uns dos outros. Os meios de comunicação precisam estar atentos ao que se passa no Legislativo e nós precisamos dos meios de comunicação para prestar contas ao cidadão, ao eleitor, que tem deixado claro, a cada dia que passa, que está mais atento e exigente”.

Jornalismo e democratização
Uma das palestras mais aguardadas do congresso foi proferida pelo jornalista Roberto Cabrini, responsável pelo programa Conexão Repórter, do SBT. Cabrini destacou a importância do congresso da Acaert na formação dos profissionais de rádio e tevê. “Eventos como esses são fundamentais para troca de informações, para o profissional externar seu ponto de vista e receber informações, mantendo-se em sintonia com o público consumidor”.

Jornalista premiado pelas inúmeras reportagens investigativas que levou ao ar em quase 30 anos de carreira, Cabrini acredita que jornalismo de investigação e democracia caminham juntos. “Você consegue medir o grau de democratização de um país pelo grau de jornalismo investigativo que esse país tem”.

No Brasil, Cabrini acredita que o poder de investigação do jornalismo ainda não é utilizado da maneira como a sociedade precisa e quer, mas acredita que há sinais de evolução nesse aspecto. “Há muitos que querem manipular a imprensa e manipular a nossa mente. Nosso desafio enquanto jornalistas é vencer essa tentativa de manipulação e fazer o jornalismo que o nosso país precisa.”

O 15º Congresso da Acaert prossegue até esta sexta-feira (9). A programação do evento está disponível no site www.acaert.com.br.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar