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13/11/2014 - 12h23min

Assembleia participa de debate sobre comunicação na gestão pública

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O diretor de Comunicação da Assembleia, José Francisco Alves, ministrou palestra FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

O modelo de comunicação na gestão pública pautou o debate que abriu o segundo dia de atividades do 1º Seminário Catarinense de Comunicação Municipal, na manhã desta quinta-feira (13), reunindo representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário do Estado.

O debate foi conduzido pelo diretor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Chico Alves; pela diretora de Divulgação da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado (Secom) , Thamy Soligo; e pelo coordenador-geral do Núcleo de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Ricardo Roesler.  

Os debatedores apresentaram a estrutura e a rotina de trabalho das instituições onde atuam, comentaram sobre as particularidades do setor de comunicação em cada um dos poderes e apontaram os principais desafios a serem superados para garantir a melhoria dos serviços prestados à sociedade.

O diretor de Comunicação Social do Parlamento catarinense destacou as metas do setor para os ambientes interno e externo. Em relação à Casa, conforme Alves, "é necessário construir um fluxo de informações dentro da estrutura robusta da instituição, algo complexo, para evitar ruídos ou instabilidades. Também é preciso identificar os conteúdos mais buscados no portal para valorizar esses dados e trabalhar com outro enfoque."

Já o público externo demanda respostas referentes às mídias sociais e à aproximação por meio de temas de interesse público. "A presença digital impõe a dificuldade de responder o cidadão com qualidade e agilidade. Trabalhamos com a preocupação em relação à participação da sociedade no processo político. Por isso, buscamos a inserção de temas relevantes na agenda social", ressaltou Alves.

De acordo com a diretora de Divulgação da Secom, os principais desafios do setor de comunicação do Governo do Estado estão relacionados à gestão de crise e à comunicação online. "Ainda há uma forte resistência por parte dos gestores públicos em reconhecer problemas existentes, assumir a responsabilidade e tentar corrigir, contornar a situação", disse. "A comunicação deve ser entendida como uma ferramenta de gestão, pois é uma ponte entre as ações públicas e a população, de prestação de contas. Já avançamos, mas é preciso mais", acrescentou Thamy.

Outro tema levantado pela diretora de Divulgação da Secom foi a comunicação digital. "A comunicação na internet é um grande desafio, até para a iniciativa privada. Além da necessidade de adequação do conteúdo para uma linguagem própria, encontramos dificuldades para atender aos anseios da população nesse ambiente."

A ampliação do quadro de jornalistas no TJSC, a capacitação dos profissionais do setor e a mudança cultural dos magistrados em relação ao atendimento à imprensa são, na opinião de Roesler, medidas importantes para aproximar a instituição da sociedade. "Uma das principais metas é a profissionalização dessa área, até de certo modo algo recente no Poder Judiciário, assim como a qualificação dos profissionais, para a difusão das ações públicas de uma maneira mais transparente."

Evento
O seminário, realizado no auditório do Ministério Público (MPSC), em Florianópolis, é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e pelo Colegiado de Comunicação dos Municípios de Santa Catarina (Colecom).

O objetivo do encontro é capacitar os profissionais da área de comunicação que atuam nas assessorias de imprensa das prefeituras e Câmaras de Vereadores. A iniciativa busca promover a troca de experiências e a integração entre as assessorias de comunicação dos municípios e as mídias estadual e regional, consolidando parcerias com as entidades representativas do setor.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

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