Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/09/2013 - 08h05min

Assembleia Legislativa instala a Frente Parlamentar da Suinocultura

Imprimir Enviar
Um dos pilares da economia catarinense, suinocultura terá apoio político da frente parlamentar. FOTOS: Fábio Queiroz e Solon Soares/Agência AL

Com o apoio dos 40 deputados estaduais, a Assembleia Legislativa instalou na tarde desta quarta-feira (11) a Frente Parlamentar da Suinocultura, sob a presidência do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), responsável pela iniciativa. Entre os principais objetivos, estão a defesa de linhas de crédito especiais para investimentos que visem à biossegurança nas granjas e ações voltadas à sustentabilidade ambiental e a novas tecnologias.

A Frente  da Suinocultura deve garantir apoio político à cadeia produtiva, com atuação junto aos governos federal e estadual em vários pontos, como preço, novos mercados, seguro agrícola, abastecimento de grãos e em questões do meio ambiente, conforme destacou Sopelsa. “Precisamos criar meios para a sustentabilidade do setor em Santa Catarina”, observou, ao destacar a abrangência da produção de suínos.

Os deputados de Santa Catarina devem buscar ações conjuntas com a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura no Congresso, que tem a mesma finalidade e é presidida pelo deputado federal Vilson Covatti (PP/RS), que tem como vice-presidente o catarinense Valdir Colatto (PMDB/SC).

A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) sugeriu a criação da frente na Assembleia. O presidente da ACCS, Losivanio Lorenzi, elogiou a posição de apoio de todos os deputados em favor da atividade, um dos pilares da economia de Santa Catarina. “Esta atitude demonstra o quão importante é o setor em Santa Catarina”, declarou Lorenzi, que participou da instalação da frente.

Suinocultura em SC
Segundo dados da ACCS, há cerca de 8 mil granjas no estado que alojam 6,2 milhões de suínos, sendo 415 mil matrizes e exportação anual próxima de 200 mil toneladas. Santa Catarina é líder nacional na atividade e conta com oito frigoríficos certificados para exportação para o exigente mercado do Japão, graças ao status de área livre de aftosa sem vacinação de animais.

Moacir Sopelsa defende condições atrativas para que as famílias permaneçam na atividade rural, que carece de mão-de-obra. Por isso a necessidade de investimentos em tecnologia no campo. “Nos anos 70, a suinocultura mobilizava cerca de 60 mil famílias catarinenses”, recordou.

Prioridades para o setor
Na tarde desta quinta-feira (11), será realizada a primeira atividade da Frente, em Braço do Norte, no Sul do estado, onde serão definidas as prioridades para o setor entre produtores, indústrias e cooperativas.

O deputado José Nei Ascari (PSD) é o vice-presidente da frente parlamentar, que tem como secretário Reno Caramori (PP). Participaram do ato de instalação, promovido no Espaço Cultural Jerônimo Coelho do Parlamento, os deputados Dirceu Dresch (PT), Neodi Saretta (PT), Mauro de Nadal (PMDB) e Jailson Lima (PT). Representantes de classe, da Secretaria de Estado da Agricultura e produtores prestigiaram a solenidade.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar