Assembleia homenageia Defesa Civil por 50 anos de atuação em SC
A Assembleia Legislativa concedeu uma Moção de Aplauso à Defesa Civil de Santa Catarina, pelos 50 anos de serviços prestados na proteção da população e na mitigação dos impactos de desastres naturais. A homenagem, proposta pelo deputado Tiago Zilli (MDB) foi entregue na tarde desta terça-feira (16) ao secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Armando Schroeder Reis.
Na ocasião, o secretário destacou os principais avanços em cinco décadas, entre eles, a instalação de radares meteorológicos, com cobertura de todo o território catarinense, o acesso ao satélite da Nasa, que auxilia nas previsões meteorológicas e pontos de medição do índice pluviométrico dos rios, além da implantação da Sala de Situação para eventos climáticos. “Nossa estrutura é considerada uma das melhores do Brasil. Somos o estado com o maior número de áreas de risco mapeadas e com o trabalho de uma equipe altamente qualificada, conseguimos emitir alertas com antecedência à população”, destaca.
O proponente da homenagem, Tiago Zilli, reforçou a importância da prevenção para evitar possíveis tragédias climáticas. “Aprendi quando fui prefeito que temos que nos preparar em dia de sol para quando vier a tempestade. Nesse sentido, a Defesa Civil desenvolve um papel fundamental na proteção da vida”, acrescenta o parlamentar.
Participaram da entrega da moção representantes da Defesa Civil, autoridades e membros da comunidade.
Comemorações
A Defesa Civil de Santa Catarina completa 50 anos de fundação na próxima quinta-feira, 18 de maio. Em comemoração à data, a instituição vai realizar uma cerimônia comemorativa no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis.
O evento vai relembrar as maiores tragédias nesse período, entre elas, a enchente de 1974 em Tubarão, a enchente de 1983 e 1984 em Blumenau, e a tragédia do Morro do Baú, em 2018. Na ocasião serão homenageados autoridades, os prefeitos dos municípios que vivenciaram os desastres e auxiliaram os trabalhos da Defesa Civil, bem como os profissionais que atuaram em salvamentos.
Agência AL