Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/08/2015 - 10h13min

Assembleia Legislativa homenageia Comunidade Terapêutica Desafio Jovem

Imprimir Enviar
Sessão Especial em homenagem ao Desafio Jovem de Criciúma. FOTO: Fábio Queiroz / Agência AL

Os 30 anos de fundação da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem de Criciúma foram celebrados em sessão especial da Assembleia Legislativa, na noite dessa quinta-feira (6). A comunidade foi pioneira no estado no trabalho de prevenção, tratamento e reinserção social do dependente químico.

Proponente da sessão especial, o deputado Luiz Fernando Vampiro (PMDB) destacou a perseverança e dedicação do fundador da comunidade, Vânio de Oliveira, que, com a esposa e outros cinco casais, deu início ao projeto de recuperação de dependentes químicos. “Em 30 anos, foram acolhidos na instituição mais de 7 mil dependentes, com um resultado surpreendente de mais de 2 mil vidas restauradas e reintegradas à sociedade”, relatou Vampiro. Ele ressaltou que a comunidade tem instalações simples, mas nesse ambiente os jovens encontram o conforto necessário e aconchego familiar. “É um trabalho digno do reconhecimento de todos nós, por isso prestamos hoje esta singela homenagem.”

A entidade, fundada em 1985, oferece 32 leitos para acolhimento de jovens e adultos do sexo masculino, com ala específica para adolescentes. A Desafio Jovem auxilia o residente no processo de desintoxicação e estagnação da dependência química, procura restabelecer a valorização da vida e promover a reinserção social do acolhido. Vânio de Oliveira, fundador da instituição, frisou que é possível vencer a guerra contra as drogas, mesmo aquelas que provocam consequências avassaladoras, como o crack. “Droga tem cura, mas é preciso dar o remédio certo, na dose certa e na hora certa”, disse. Oliveira relatou que hoje há mais de cem casas similares funcionando em Santa Catarina, em convênio com os governos federal e estadual, mas durante 27 anos a Desafio Jovem contou apenas com a bondade de apoiadores. “Passamos dificuldades, mas nós resistimos”, relembrou. 

O pastor Galdino Moreira Filho, que atua na recuperação de dependentes químicos no Brasil há 43 anos, disse que esse trabalho é “uma manifestação do amor profundo pelas pessoas, por aqueles que sofrem”. Ele disse que a receita para tirar um jovem das drogas é “fazê-lo compreender que está no mundo das drogas porque foi fraco e se deixou envolver, e fazê-lo aprender meios para vencer aquele desafio, repassando valores morais e espirituais”. Então, segundo o pastor, o jovem estará pronto para se transformar interiormente e começar uma nova vida.
 

Homenageados 

Vânio de Oliveira

Pastor Galdino Moreira Filho

Walmor Paulo de Luca, ex-deputado federal

Jorge Henrique Carneiro Frydberg, ex-presidente da Companhia Carbonífera Próspera

Pastor Manoel Miguel Gonçalves, representando o pastor Osvaldo Lemos dos

Santos (in memoriam)

João Luiz Novelli – Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de SC
 

Dependentes que se recuperaram

Lourival Ismael Gaspar

Osvaldo Mondeck Gonçalves Filho

Samuel Tertuliano

Gilberto Almeida Rodrigues

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar