Assembleia Legislativa homenageia ADVB/SC pelos 30 anos de atuação
Colocar Santa Catarina no mapa do marketing brasileiro e mostrar que o Estado não era apenas produtor de insumos, mas criador de marcas. Esta foi a motivação de um grupo de empresários que há 30 anos fundou a Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing de Santa Catarina (ADVB/SC). É o que relatam os pioneiros Luis Nozar, presidente da entidade de 1984 a 1989, e o publicitário Antunes Severo. “Antes da ADVB/SC, as empresas catarinenses não eram conhecidas. As pessoas sabiam, por exemplo, que o Estado produzia cerâmica, mas não conheciam as marcas”, conta Severo. Para celebrar as três décadas desse pioneirismo, a Assembleia Legislativa fará Sessão Solene na próxima terça-feira (15/7), às 19h, reunindo diretores, conselheiros, parceiros e autoridades.
A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Gilmar Knaesel (PSDB) e aprovada por unanimidade. “O mercado exigia e os publicitários e administradores privados identificaram a necessidade de se ampliar e consolidar a participação dos produtos e empresas catarinenses no mercado. Hoje, o padrão de qualidade catarinense se tornou uma referência valiosa, seja na indústria, no comércio ou na prestação de serviços”, destacou o deputado Gilmar Knaesel. As certificações de desempenho mercadológico concedidas a empresas e dirigentes, os eventos para troca de experiências e os cursos de capacitação são outro ponto forte da entidade. “Ao longo do tempo, os prêmios se tornaram uma importante ferramenta de valorização e reconhecimento do empresariado e das marcas catarinenses”, analisa Knaesel.
A ADVB/SC completa três décadas de trajetória reconhecida nacionalmente pela força e qualidade de suas iniciativas e consolidada como protagonista no desenvolvimento econômico do estado. É também a terceira no ranking da FENADVB. Seus eventos, sempre prestigiados pelo empresariado catarinense, reforçam os pilares de capacitação, relacionamento e reconhecimento. “O sucesso da ADVB/SC vem da lealdade aos princípios que sempre a nortearam, como ações inovadoras para o fortalecimento do mercado, geração de conhecimento e estímulo às boas práticas”, diz Octavio René Lebarbenchon Neto, presidente que assumiu em 2014 com o desafio de conduzir os eventos que marcarão a data histórica.
Prova de que os fundadores foram bem sucedidos em sua iniciativa é a presença cada vez maior da entidade em todas as regiões. Se no início dos anos 90 eram apenas três unidades regionais, em 2014 a entidade conta com representações em dez cidades - Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages e Tubarão –, o maior número desde sua fundação. E não pretende parar por aí. “Apostamos nas vice-presidências e nas parcerias regionais para incrementar os projetos e aumentar o número de empresas participantes”, diz Lebarbenchon. Uma das estratégias, comenta, é fortalecer a ala jovem da entidade – a ADVB Jovem. “Temos que abrir espaço para novas lideranças, pois esta geração que chegou quer ser protagonista”.
Assessoria de imprensa ADVB